Luanda – A embaixadora de Marrocos em Angola, Saadia El Alaoui, afirmou, segunda-feira, em Luanda, que os dois países têm uma parceria activa e bem direccionada, capaz de contribuir para um ambiente de estabilidade e de desenvolvimento socioeconómico.
A diplomata, que falava por ocasião do 24º aniversário de ascensão ao poder do Rei do Marrocos, Mohammed VI, celebrado a 30 de Julho, avançou que os dois países devem aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis para, cada vez mais, proporcionar um nível de vida melhor às populações e perspectivar novas metas.
“Hoje, mais do que nunca, o continente africano precisa de países que sejam guiados por visões proativas, com a redução das divisões, para o bem-estar e a construção de um futuro digno para todos”, afirmou a diplomata.
Esta visão, prosseguiu Saadi Eil Alaoui, constitui o fundo das convicções do Reino de Marrocos que decorre das orientações reais e da longa história de interacção que caracteriza as relações com outros países e povos africanos.
Sem avançar o volume de negócios entre os dois países, Saadi Eil Alaoui referiu que o bom ambiente das relações entre Angola e Marrocos é uma oportunidade a ser explorada pelas autoridades.
Contudo, adiantou, este desígnio deve servir de incentivo para que os empresários marroquinos invistam em Angola, nos mais variados sectores.
“A nível económico, o modelo de envolvimento de Marrocos centra-se numa melhoria constante do ambiente de negócios, na criação de pólos competitivos, na construção de grandes infra-estruturas e zonas industriais e logísticas, dedicadas aos sectores automóvel e das energias renováveis”, salientando em particular o Programa de Investimento Vere e a Oferta Marrocos para o Hidrogénio Verde.
Sobre o significado do 24º aniversário de ascensão ao trono do rei Mohammed VI, a diplomata disse que a data representa a consagração da renovação do pacto de lealdade e de fortalecimento do vínculo profundo e multissecular entre o povo marroquino e os seus soberanos.
“O Rei Mohammed VI reformou e modernizou a política de Marrocos, implantando maior dinâmica e abertura política, económica e social, consagrada no respeito da pessoa humana, pacificidade e tolerância, que permite a progressão serena de Marrocos”, sublinhou.
As relações entre Angola e Marrocos datam dos anos 60 do século passado. No âmbito da cooperação, os dois países assinaram, em Outubro de 1988, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da primeira Sessão da Comissão Mista Bilateral, na cidade de Rabat, em Outubro de 1989.
Angola e Marrocos cooperam em áreas como educação, agricultura, comércio, entre outras. DSC/JM