Luanda - O estado das relações de cooperação nos domínios político, económico, diplomático e comercial, entre Angola e Cuba, esteve no centro do diálogo da audiência que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu, esta sexta-feira, em Luanda, ao Primeiro-Ministro cubano, Manuel Marrero Cruz.
O dirigente cubano encontra-se em Luanda desde quinta-feira, no cumprimento de uma visita oficial de 72 horas a Angola, no quadro do reforço das relações de amizade e cooperação existente entre o governo angolano e cubano.
Abordado pela imprensa a saída do encontro, Manuel Marrero Cruz, que encabeça uma delegação integrada por vários membros do governo de Cuba, realçou a importância das relações entre os dois países, tendo manifestado a vontade das autoridades cubanas em fortalecer cada vez mais os laços de amizade e cooperação nos sectores do comércio, da saúde, educação e agricultura.
“Os dois países têm potencialidades para alcançar uma cooperação ao alto nível com interesses e vantagens recíprocas”, exprimiu.
As relações entre Angola e Cuba são baseadas por uma profunda amizade e cooperação, desde a luta pela independência de Angola nos anos 1970.
A partir de meados da década de 1970, Cuba desempenhou um papel fundamental ao fornecer apoio militar, técnico e humanitário para Angola, o que resultou numa forte aliança política e militar entre os dois países.
No período pós-guerra, as relações entre Angola e Cuba continuaram a florescer, evoluindo para uma cooperação mais diversificada nos mais variados domínios.
Cuba é um país insular localizado no mar do Caribe, na América Central e Caribe. Havana é a sua capital. AFL/ART