Luena – Cerca de 623 milhões de kwanzas (equivalente a um milhão de libras) poderão ser disponibilizados pelo Reino Unido, este ano, no programa de desminagem e em outros projectos no país, anunciou, esta segunda-feira, no Luena, província do Moxico, o embaixador britânico em Angola, Roger Sringer.
O diplomata falava à imprensa, no quadro de uma visita de trabalho que efectua na província do Moxico, para inspeccionar o trabalho de desminagem promovido pelo Grupo Consultor de Minas (MAG), em algumas localidades desta região do país.
Na ocasião, o responsável frisou que o Reino Unido, em cooperação com outros parceiros e doadores, vão continuar apoiar o programa de desminagem em Angola e outros projectos que garantam o seu desenvolvimento do país.
“Para além de apoiar a desminagem, há muitos projectos de desenvolvimento aqui em Angola, desde a agricultura, infraestruturas, energia sustentáveis, saúde e outros, todos os dias encorajamos as empresas britânicas a investirem em Angola”, disse.
Roger Sringer revelou que o seu país já investiu cerca de 15 milhões de libras (mais de nove mil milhões de kwanzas) em Angola.
Na ocasião, destacou o trabalho desenvolvido pelo Grupo Consultor de Minas (MAG), na comuna do Lucusse, que permitiu a mudança da vida de milhares de pessoas, com a construção de escolas e expansão das actividades agrícolas nos ex-campos minados.
Na obstante, considerou haver ainda muito trabalho de desminagem por se realizar, a julgar pelo número de campos minados existentes no país, tarefa que continua a ser desempenhada pela MAG.
Na histórica comuna do Lucusse, o embaixador visitou duas escolas construídas em antigos campos de minas, para além de manter encontro com a população local, para sensibiliza-las sobre os perigos das minas.
Entre 2013 a 2021 já foram desminados 30 campos, que correspondem a mais de um milhão 687 mil metros quadrados de terra.
Na terça-feira, o embaixador britânico realizará uma visita ao município de Camanongue, que dista a 52 quilómetros a norte da cidade do Luena, para constatar outras zonas desminadas.
A província do Moxico possui 224 campos minados que estão a ser intervencionados pela MAG, Instituto Nacional de desminagem (INAD), Repartição de Engenharia e Infra-estrutura da Região Militar Leste e da 7ª Brigada de Desminagem da Casa Militar do Presidente da República.
No país, as províncias do Moxico, Cuando Cubango, Cuanza Sul e Bié, são as regiões com maior índice de explosivos, devido a guerra civil vivenciado no país de 1975 a 2002.
A conclusão do processo de desminagem em Angola, inicialmente indicada para 2025, foi estendida para 2028, devido a problemas de ordem financeira.