Luanda - O Rei da Espanha, Felipe VI, homenageou, esta terça-feira, o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, com a deposição de uma coroa de flores no seu sarcófago, no Memorial adjacente à Praça da República, em Luanda.
No livro de honra, o soberano escreveu ter sido uma honra visitar o Memorial do "Pai da Pátria angolana”, tendo manifestado todo o seu afecto.
A Rainha Consorte da Espanha Letizia Ortiz Rocasolano também assinou a página em que o Rei Filipe VI escreveu.
O Rei Felipe VI seguiu, posteriormente, ao Palácio Presidencial para um encontro com o Chefe de estado angolano, João Lourenço, e se prevê assinaturas de tratados, condecorações e um almoço oficial.
As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.
A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de companhias espanholas em Angola.
A Espanha conta com mais de 60 empresas a operar em Angola em distintos sectores, como a Energia, Banca, Construção e Agricultura.
O Presidente da República, João Lourenço, efectuou, em Setembro de 2021, uma visita de Estado ao Reino de Espanha, durante a qual teve um encontro, no Palácio de Zarzuela, com o Rei Felipe VI.
Os dois Estadistas abordaram, na ocasião, questões ligadas à cooperação bilateral, que Luanda e Madrid querem ver ampliada.
O Rei da Espanha, Felipe VI, chegou a Luanda na noite de segunda-feira, para uma visita oficial de três dias a Angola, a primeira ao país.