Ondjiva - O rei de Ombala Ya Nalueque, Mário Shatipamba, apelou, esta terça-feira, para a necessidade dos concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto passarem a mensagem de aceitação dos resultados expresso nas urnas.
Em declarações à ANGOP, o soberano de Ombala Ya Nalueque, no município de Ombadja, província do Cunene, afirmou que a aceitação dos resultados é um sinal de respeito à vontade do povo e vai permitir o normal funcionamento dos órgãos do Estado.
O rei Mário Shatipamba considerou ser fundamental que o sentimento de angolanidade se sobreponha aos interesses partidários.
O soberano apelou à serenidade das forças concorrentes, de forma a evitarem-se actos que atentem contra o espírito de paz e tranquilidade.
Segunda-feira (5), o Tribunal Constitucional (TC) negou provimento a uma providência cautelar intentada pela UNITA.
Trata-se de uma providência cautelar contra alegadas irregularidades ocorridas durante o apuramento nacional dos resultados das eleições gerais de 24 de Agosto último.
Segundo os dados anunciados pela CNE, o MPLA venceu as eleições gerais com 51,17 por cento dos votos, fruto de três milhões 209 mil 429 votos, seguido da UNITA com 43,95%, resultantes de dois milhões 756 mil 786 mil votos.
Com tais resultados, o MPLA conquistou 124 deputados na Assembleia Nacional e a UNITA 90, enquanto a FNLA, o PRS e o PHA elegeram dois deputados cada.