Luanda – O Rei de Espanha, Filipe VI, irá efectuar uma visita de Estado à República de Angola, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
O anúncio foi feito na quinta-feira pelo embaixador de Espanha em Angola, Manuel Lejarreta, à margem da cerimónia de apresentação de cumprimentos de ano novo do corpo diplomático ao Presidente da República, João Lourenço, realizada na capital angolana.
Segundo o diplomata, Angola é um país estratégico para a Espanha, cujas trocas comerciais, entre si, rondam os mil milhões de dólares, como resultado, essencialmente, da exportação de petróleo e gás para este país da Europa.
Disse que esta deslocação ao país se constituirá na primeira visita do Rei Filipe VI a um Estado subsahariano.
Na sua óptica, entre Angola e Espanha existem grandes espaços para explorar no domínio da cooperação bilateral.
Angola e o Reino de Espanha têm rubricados vários acordos de cooperação, fundamentalmente nos sectores da agricultura, pescas, indústria, comércio, turismo, defesa e segurança e dos transportes aéreos.
As relações de cooperação entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral, assinado em Novembro de 1987.
A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de empresas espanholas em Angola, em sectores como o da energia, banca, construção e agricultura.