Luanda - O Rei de Espanha, Felipe VI, valorizou, esta quarta-feira, em Luanda, as reformas que Angola leva a cabo para a promoção do desenvolvimento económico, diversificação da sua economia e fomento da presença empresarial no país.
Ao discursar na Reunião Plenária Solene, na Assembleia Nacional, por ocasião da sua visita de Estado a Angola, a convite do Presidente da República, João Lourenço, o Monarca espanhol enfatizou que, hoje em dia, Angola é uma terra de oportunidades.
“Superado o período de crise económica, causado pela pandemia da Covid-19, a Espanha valoriza positivamente as reformas que Angola leva a cabo para a promoção do seu desenvolvimento económico, diversificar a sua economia e fomentar a presença empresarial”, assinalou.
Fez saber que a Espanha, quer ao nível do sector público, quer do sector privado, está preparada para contribuir para o crescimento económico de Angola, “um crescimento produtivo que possa gerar mais postos de trabalho, fundamentalmente para a juventude angolana”.
Declarou que o seu país conta, para o efeito, com empresas muito competitivas em sectores que interessa promover como o da agro-indústria, infra-estruturas e saneamento, energias renováveis, turismo.
Ressaltou, na ocasião, as boas relações que unem os dois povos e países, notando que desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, os dois países iniciaram uma cooperação estreita, numa altura em que o fundador da Pátria, Agostinho Neto, “se empenhava para consolidar uma Nação soberana que enfrentava grandes desafios num contexto da guerra fria”.
O Rei Felipe VI, que se fez acompanhar da Rainha consorte Letízia Ortiz, desejou maiores êxitos nesta V Legislatura da Assembleia Nacional, iniciada em Outubro de 2022, uma vez que o mesmo resultará em benefícios à Nação angolana.
Para si, o Parlamento é a componente central de todas as democracias, e deve ser o centro dos debates e respeito das diferenças para a satisfação dos interesses supremos e do bem comum.
Lembrou, também, que a Espanha segue com atenção e grande interesse as profundas mudanças e transformações que estão a ser operadas no continente africano.
“A África é um continente vital para a prosperidade e governação do mundo, neste século 21”, exprimiu o Monarca Espanhol.