O Rei da Noruega, Harald V, congratulou-se, quinta-feira última, com o clima de paz e estabilidade que se observa em Angola, no domínio da reconciliação nacional.
Ao receber as cartas credenciais do embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Reino da Noruega, Apolinário Jorge Correia, o Rei Harald V manifestou a sua satisfação, pelo estado da cooperação existente entre os dois países.
Aconselhou os dois países, enquanto produtores de petróleo, a trabalharem em conjunto tendo em conta as exigências das mudanças climáticas, com a adopção de tecnologias adequadas, para garantir o futuro das populações.
O diplomata angolano, que tem residência permanente no Reino da Suécia, passou em revista o actual estado da cooperação bilateral, num encontro com altos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega.
Dos outros encontros mantidos destaca-se o interesse e vontade política das autoridades norueguesas em incrementar a cooperação já existente.
Angola e o Reino da Noruega estabeleceram relações diplomáticas em 1976, tendo assinado um acordo geral de cooperação, em 1977.
Actualmente, os dois países mantêm cooperação activa nos domínios dos petróleos, gás e energia, agricultura, pesca e formação de quadros.
Empresas do sector petrolífero, como a Statoil (Equinor) e a Norsk Hidro, desenvolvem a sua actividade em Angola, para além de outras que prestam serviços especializados.
Segundo as estatísticas do Reino da Noruega, Angola é o seu principal parceiro económico em África.
A Noruega, com o maior fundo soberano do mundo, resultante das receitas provenientes do petróleo, é um país com uma economia muito forte, dando a sua população uma qualidade de vida considerada das melhores e mais altas mundialmente.
Para assinalar o trigésimo aniversário do início da cooperação entre Angola e a Noruega no domínio dos petróleos e gás, uma delegação de empresários noruegueses desloca-se a Angola, brevemente.
O diplomata Apolinário Correia é igualmente embaixador não residente na Dinamarca, Finlândia e Islândia.