Ndalatando - A província do Cuanza Norte concluiu hoje (quarta-feira) o processo de institucionalização do Balção Único de Atendimento ao Público, com a abertura de mais 14 postos.
Nesta última fase foram contempladas 14 comunas nos municípios da Banga, Golungo Alto, Samba Caju, Lucala, Cazengo, Cambambe e Ngonguembo.
Os novos balcões vão funcionar nas sedes comunais de Caculo Cabaça, Adeia Nova e Cariamba, no município da Banga, Samba Lucala (Samba Caju), assim como Canhoca (Cazengo) e Quiangombe (Lucala).
Foram também abrangidas as comunas de Ndange- Ya- Menha, Massangano, São Pedro da Quilemba e Nzenza do Itombe (Cambambe), Cerca, Cambondo, Kiluange (Golungo Alto) e Camame (Ngonguembo).
O acto simbólico de abertura destes balcões aconteceu na comuna de Quiangombe, no município do Lucala, num acto presidida pela vice-governadora para o sector Política, Social e Económico, Leonor da Silva Garibaldi.
A governante apelou aos cidadãos maiores de 18 anos que actualizem os dados para depois cumprirem com o dever cívico eleitoral.
Recordou que os cidadãos que não têm o cartão de eleitor devem utilizar o Bilhete de Identidade para adquirir o cartão do munícipe.
Como o cartão do munícipe, esclareceu, o cidadão poderá adquirir o cartão eleitoral e ter acesso a outros documento na administração local.
Solicitou a colaboração das autoridades religiosas e tradicionais na mobilização dos cidadãos a partir dos 18 anos e apelou aos funcionários dos balcões que cuidem do material de trabalho.
Com estes postos, a província totaliza 31 Balções de Atendimento ao Público, nas sedes municipais e comunais, tal como está previsto.
O processo de registo eleitoral oficioso e atribuição do cartão do munícipe na província iniciou em Setembro com a inauguração de dois balcões, nos municípios do Cazengo e Cambambe, os mais populosos.
Os BUAP vão funcionar com 93 operadores, sendo três em cada posto. Visam dinamizar a municipalização da administração dos serviços públicos e permitir a modernização e a integração dos serviços administrativos dos órgãos da administração local.
O processo de registo eleitoral termina em Março de 2022.