Huambo – O chefe da Direcção da Educação Patriótica da Força Aérea Nacional (FAN), tenente-general Justino da Glória, afirmou hoje, quinta-feira, na cidade do Huambo, que a Região Aérea Sul continua a ser o sustentáculo do órgão castrense.
Justino da Glória fez esta afirmação, em declarações à imprensa, à margem do acto de apresentação ao governador em exercício do Huambo, Elmano Inácio Francisco, e a outros membros do governo da província, do novo comandante da Região Aérea Sul, tenente-general Samuel Victor Chipalavela, orientado pelo comandante da FAN, general Virgílio da Cunha Pinto.
A Região Aérea Sul, com sede na Huíla, abarca, igualmente, as províncias de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Cunene, Huambo e Namibe, enquanto a do Norte, cujo comando está situado em Luanda, compreende as restantes províncias do país.
De acordo com o oficial general, a FAN tem, desde o passado, esta região como seu sustentáculo para a realização das suas missões em todo território nacional, a julgar pelo seu potencial a nível da aviação e anti-aérea.
Entre as mesmas potencialidades, destacou o antigo regimento de helicóptero do Huambo, que segundo o mesmo, foi um ponto estratégico para a concretização dos desafios de defesa do espaço aéreo nacional.
Sobre o novo comandante da região, disse que a direcção central do órgão castrense espera do mesmo, o cumprimento das orientações superiores, o melhoramento da imagem das infra-estruturas locais, sobretudo das unidades que estão desprovidas de condições aceitáveis e que aposte, também, na formação dos efectivos.
Na oportunidade, considerou elevado o nível moral e combativo da tropa em todas as unidades da FAN e que garante a sua prontidão no cumprimento das orientações superiormente emanadas.
Já o novo comandante, prometeu o cumprimento escrupuloso das tarefas enquadradas no ano de instrução preparatória e combativa da instituição militar.
Por sua vez, o governador em exercício do Huambo, Elmano Francisco Inácio, reiterou o compromisso do governo da província em continuar a prestar o apoio total e incondicional às estruturas da Força Aérea da região sul do país.
O tenente-general, Samuel Victor Chipalavela foi nomeado em Janeiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), em substituição do tenente-general João Baptista Costa.
Natural da província do Huambo, o oficial general, de 59 anos de idade, ingressou na FAN em 1981.
Piloto aviador e instrutor de Su-30K, já desempenhou, entre várias funções, de comandante do Regimento Aéreo de Caça e chefe da Repartição da Aviação da Região Aérea Sul e antes da sua nomeação desempenhava as funções de conselheiro do comandante da mesma região.
A FAN, o terceiro ramo das FAA, fundada em 21 de Janeiro 1976, tem por missão primordial garantir a Defesa e Vigilância do Espaço Aéreo Nacional. VKY/AL