Paris (Dos enviados especiais) - Angola vive, actualmente, uma fase crucial de transformação económica, impulsionada por um conjunto de reformas estruturais que visam reconfigurar o perfil produtivo do país, deu a conhecer esta sexta-feira, em Paris, França, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Na abertura do Fórum Económico Angola-França, João Lourenço disse que se pretende criar uma economia mais diversificada, robusta e sustentável, onde o sector privado é o principal actor económico, que tem como objectivo central consolidar um caminho de crescimento contínuo e inclusivo.
"As reformas têm sido guiadas por estratégias devidamente definidas, como a Estratégia de Longo Prazo ‘Angola 2050’ e o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, que apresentam uma agenda clara para fortalecer o sector privado e criar um ambiente mais favorável ao investimento", avançou.
De acordo com João Lourenço, Angola tem investido de forma estratégica na modernização e expansão das redes de transporte e logística, através de um Programa de Investimento Público que prevê melhorias na infra-estruturas rodoviária, aeroportuária e ferroviária, além do fortalecimento da capacidade portuária, para estimular a mobilidade interna e a integração regional.
Para o efeito, realçou o Corredor do Lobito, que tem merecido cada vez mais destaque nas discussões internacionais, como sendo um projecto emblemático de integração regional, pois envolve Angola, a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia.
Esses investimentos em infra-estruturas, reconheceu, terão um impacto directo em sectores estratégicos como a agro-indústria, mineração e energia, áreas em que Angola possui vantagens comparativas substanciais.
Considerou o momento histórico, pois a modernização da economia, a diversificação dos sectores produtivos e a construção de infra-estruturas de classe mundial, são as bases para um futuro próspero e integrado.
Declarou que o momento é propício para se aproveitarem as oportunidades de parceria e o Fórum Económico Angola-França oferece a plataforma ideal para fortalecer os laços entre empresas angolanas e francesas, com vista à construção de um futuro de crescimento sustentável e próspero para todos.
O Fórum Económico Angola-França, com mais de 100 empresários, é uma realização da Agência angolana de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e do Movimento das Empresas de França. IZ/VIC