Menongue - O cônsul geral da República da Zâmbia nas províncias do Cuando Cubango, Lunda Sul e Moxico, Bonifácio Musumali, manteve um encontro quinta-feira com o delegado provincial do Ministério do Interior Alberto Tchinhama, que visou o reforço das estratégias de segurança transfronteiriça da região Mungo, fronteira com o município do Rivungo.
No encontro, as partes abordaram a facilitação de vistos, o roubo de gado, a caça furtiva, o uso de armas e munições proibidas e contrabando de combustível.
O cônsul geral da República da Zâmbia nas províncias do Cuando Cubango, Lunda Sul e Moxico, Bonifácio Musumali, afirmou que a Zambia não pode tratar os assuntos transfronteiriços sozinha, visto que é membro do projecto Okavango-Zambeze e as leis deve serem conjuntas para o combate dos crimes na fronteira.
O porta-voz do Ministério do Interior, superintende-chefe Alberto Pacheco, explicou que os crimes registados na fronteira com a Zambia são a caça furtiva, contrabando de combustível e roubo de gado.
Durante a sua estada de dois dias no CuandoCubango, Bonifácio Musumali efectuou visita guiada à Companhia Siderúrgica do Cuchi, onde recebeu explicações da produção de 200 toneladas dia do ferro Gusa, à fábrica de ração e piscicultura do Missombo e os serviços prisionais do Cuando Cubango.
O cônsul geral da República da Zâmbia nas províncias do Cuando Cubango, Lunda Sul e Moxico convidou os empresários da província do Cuando Cubango a participarem na feira de negócios na província do Moxico, a decorrer no próximo mês de Maio, onde participarão empresários zambianos, para o reforço e cooperação e parcerias derivadas de programas de negócios dos dois governos .FF/PLB