Saurimo – A reabilitação dos reclusos com vista a garantir a sua ressocialização na sociedade após cumprimento das penas consta das prioridades do Serviço Penitenciário na Lunda-Sul, afirmou quarta-feira, em Saurimo, o director provincial do órgão, Joaquim Miguel.
Ao intervir no acto provincial alusivo ao 45º aniversário da institucionalização do Serviço Penitenciário, o oficial referiu que, neste sentido, 79 reclusos beneficiaram de cursos de informática, serralharia e de electricidade, enquanto 73 outros foram enquadrados no processo de aceleração escolar nos módulos I, II, III.
“Estas formações são fruto de uma parceria entre o INEFOP e o Gabinete Provincial da Educação. De igual modo, 71 reclusos estão inseridos em projectos como agricultura, pecuária, entre outros serviços, de modo a garantir a sua ressocialização na sociedade, que é uma das nossas apostas”, salientou.
Actualmente, o Serviço Penitenciário na Lunda-Sul controla 720 reclusos, sendo 291 condenados e 190 detidos.
As comemorações do 45º aniversário do Serviço Penitenciário decorreram sob o lema “Serviço Penitenciário, 45 anos fortalecendo a reabilitação e reintegração social, promovendo a produção com parcerias sustentáveis”.
Testemunharam o acto membros do Governo, efectivos da Policia Nacional e das Forças Armadas Angolanas (FAA), entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais, entre outros convidados.JW/MCN