Menongue – A reabilitação da via Licua/Mavinga, no Cuando Cubango, com uma extensão de 245 quilómetros, termina no primeiro trimestre de 2023.
A empreitada teve início em Agosto do ano em curso, numa acção do Executivo que visa melhorar a circulação de pessoas e bens.
As obras estão a cargo da equipa da engenharia militar das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Para o efeito, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, procedeu à entrega de 27 novos equipamentos técnicos e viaturas, nomeadamente retro-escavadoras, giratórias, pás carregadoras, camiões basculantes, cisternas de água dos solos e novos cilindros.
Entre os equipamentos consta ainda uma ambulância que servirá, igualmente, os mais de dois mil habitantes do Luengue.
Em declarações à imprensa, no Licua o ministro de Estado disse que o projecto inclui toda parte sul do Cuando Cubango, tendo manifestado a sua satisfação pelo andamento do processo de terraplenagem, assegurado por 100 especialistas.
Afirmou que a brigada tem um projecto novo, resultante do apadrinhamento do Ministério da Agricultura e Florestas à engenharia militar, que culminou com a entrega de artigos agrícolas, como sementes diversas, enxadas, entre outros meios, para o fomento da agricultura no Licua, tarefa que terá o apoio de uma equipa especializada para o efeito.
Referiu que a equipa irá formar as populações sobre técnicas adequadas da prática de agricultura, concretamente no sector da mecanização, para o aumento da produção.