Saurimo - O governo da República Democrática do Congo (RDC) prevê instalar, este ano, os serviços diplomáticos em Saurimo (Lunda-Sul), com vista a facilitar a resolução de vários problemas de vistos, identificação e outros assuntos.
A intenção foi manifestada hoje, quinta-feira, pelo cônsul da embaixada da RDC em Angola, Ilunga Chimatu, durante um encontro mantido com o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, cujo objectivo é aproximar os serviços diplomáticos aos seus cidadãos.
Na ocasião, o diplomata afirmou que tem havido muitos constrangimentos na mobilidade dos seus concidadãos para tratarem diversos documentos, que por vezes são obrigados a deslocarem-se a vizinha província do Moxico, Luanda e Dundo, para resolverem as suas situações.
Por seu turno, Daniel Neto fez saber que o governo da Lunda-Sul está aberto em trabalhar com a RDC na materialização do projecto, uma vez que a região faz fronteira com este país, através da comuna do Chiluage, município do Muconda.
De acordo dado do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na Lunda-Sul, sem avançar números de cidadãos da RDC controlados, revela que foram expulsos no primeiro trimestre do ano em curso 40 cidadãos por permanência ilegal. JW/SC