Luanda - A República Democrática do Congo e o Rwanda reiteraram o seu engajamento no processo de Luanda, mecanismo de pacificação no leste da RDC.
O interesse foi manifestado no decorrer da 4ª reunião Ministerial tendente ao alcance da paz efectiva naquela região, decorrida em Luanda, sob mediação de Angola.
A reunião foi mediada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, com a participação dos chefes da diplomacia da RDC, Théresé Wagner, e do Rwanda, Olivier Jean Nduhungirehe.
Nesta ronda negocial, as partes saudaram os esforços da mediação, visando a harmonização dos pontos de vista das duas delegações.
A reunião considerou e aprovou a acta da 3ª sessão Ministerial, realizada de 20 e 21 de Agosto, tendo igualmente se debruçado sobre o relatório dos peritos de inteligências, reunidos a 29 e 30 de Agosto, em Rubavu, Rwanda, com destaque para o Plano Harmonizado de Neutralização das Forças Democráticas pela Libertação do Rwanda (FDLR) e o Desengajamento das Forças, Levantamento das Medidas Defensivas, por parte do Rwanda.
Os ministros foram igualmente informados sobre os resultados do encontro entre a Facilitação e a Delegação do M23, dedicada essencialmente, à sua adesão ao cessar-fogo que vigora desde 04 de Agosto de 2024. ART