Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

RDC e Rwanda acordam desengajar FDLR

     Política              
  • Luanda • Domingo, 13 Outubro de 2024 | 01h57
Reunião Ministerial para o alcance da paz na RDC
Reunião Ministerial para o alcance da paz na RDC
DR

Luanda - A RDC e o Rwanda chegaram, sábado, a um acordo sobre as actividades e as responsabilidades constantes do Plano Harmonizado para a Neutralização das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR) e o seu desengajamento.

O acordo é resultado da reunião ministerial entre os dois países, sob facilitação de Angola, ocorrida, em Luanda. 

As partes mandataram os peritos elaborarem um plano detalhado para a implementação do Plano Harmonizado, cujo relatório deverá ser analisado na próxima reunião ministerial em data a acordar

As delegações foram chefiadas por Thérèse Kayikwamba Wagner, ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e da Francofonia da RDC, por Olivier  Nduhungirehe, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Rwanda, e por Téte António, ministro angolano das Relações Exteriores. 

Durante a reunião, os ministros analisaram os últimos desenvolvimentos desde a realização da sua última sessão ministerial, a 14 de Setembro de 2024, tendo exortado as partes em conflito a respeitarem o cessar-fogo de 04 de Agosto do corrente ano.

Os ministros acordaram, igualmente, continuar a trabalhar sobre as questões securitárias pendentes contidas no Projecto de Acordo de Paz,  proposto pelo facilitador.

Angola, Rwanda e a República Democrática do Congo têm envidado esforços significativos e coordenados para encontrar uma solução definitiva de segurança e de paz no Leste da RDC.

Angola, na qualidade de mediador, tem desempenhado um papel fundamental na facilitação do diálogo político-diplomático entre o Rwanda e a RDC, visando a estabilização desta região volátil dos Grandes Lagos.ART





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Damba espera colher 200 toneladas de cebola

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 19h14

Angola alerta para reconhecimento da crise na OEACP

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 19h02

Governador de Luanda quer gestão baseada na inovação

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 18h59

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+