Luanda - A RDC e o Rwanda chegaram, sábado, a um acordo sobre as actividades e as responsabilidades constantes do Plano Harmonizado para a Neutralização das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR) e o seu desengajamento.
O acordo é resultado da reunião ministerial entre os dois países, sob facilitação de Angola, ocorrida, em Luanda.
As partes mandataram os peritos elaborarem um plano detalhado para a implementação do Plano Harmonizado, cujo relatório deverá ser analisado na próxima reunião ministerial em data a acordar
As delegações foram chefiadas por Thérèse Kayikwamba Wagner, ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e da Francofonia da RDC, por Olivier Nduhungirehe, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Rwanda, e por Téte António, ministro angolano das Relações Exteriores.
Durante a reunião, os ministros analisaram os últimos desenvolvimentos desde a realização da sua última sessão ministerial, a 14 de Setembro de 2024, tendo exortado as partes em conflito a respeitarem o cessar-fogo de 04 de Agosto do corrente ano.
Os ministros acordaram, igualmente, continuar a trabalhar sobre as questões securitárias pendentes contidas no Projecto de Acordo de Paz, proposto pelo facilitador.
Angola, Rwanda e a República Democrática do Congo têm envidado esforços significativos e coordenados para encontrar uma solução definitiva de segurança e de paz no Leste da RDC.
Angola, na qualidade de mediador, tem desempenhado um papel fundamental na facilitação do diálogo político-diplomático entre o Rwanda e a RDC, visando a estabilização desta região volátil dos Grandes Lagos.ART