Luanda - O vice-presidente do Parlamento da República Centro-Africana (RCA), Bernard Dillah, expressou, esta segunda-feira, gratidão pelo apoio que o governo angolano prestou ao seu país "nos momentos mais difíceis".
O reconhecimento do deputado da RCA foi expresso no final de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Enfatizou que quando o seu país "atravessou momentos difíceis, Angola sempre esteve do nosso lado e o Presidente João Lourenço permanece como mediador em todas as crises que atravessamos".
Notou que a comitiva parlamentar do seu país veio expressar, pessoalmente, essa gratidão à Assembleia Nacional, na qualidade de representante do povo.
Bernard Dillah, que chefia a comitiva parlamentar do seu país, foi igualmente portador de uma missiva do presidente do Parlamento da RCA à homóloga angolana, Carolina Cerqueira, cujo teor não foi revelado.
Em 2021, numa reunião do Conselho de Segurança sobre a RCA, o Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de presidente em exercício da CIRGL, defendeu o fim do embargo de armas à RCA e pediu mais apoio internacional à paz e segurança , bem como a neutralização das forças dissidentes no país.
Neste momento, existem sete acordos de cooperação entre Angola e a RCA, nomeadamente o Acordo Geral de Cooperação, Protocolo sobre Consultas Políticas e Diplomáticas Regulares, Protocolo sobre o Programa Indicativo de Cooperação, Protocolo de Apoio Financeiro, Memorando de Entendimento, Acordo Geral Revisto de Cooperação e Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas.
Localizada no coração de África e sem acesso ao mar, a RCA alcançou a sua independência da França em 1960. DC/AL/ADR