Luanda - O Presidente da República Democrática de Madagáscar, Andry Rajoelina, solicitou, esta quinta-feira, dos parlamentares angolanos apoio às iniciativas de cooperação bilaterais, que em seu entender abrem as vias para o futuro de desenvolvimento.
O pedido aconteceu durante o discurso do Presidente malgaxe, na reunião Plenária Solene por ocasião da sua visita de Estado a Angola, tendo referido que os dois países abriram uma nova página de cooperação no domínio da gestão sustentável dos recursos minerais e de amizade.
Para o estadista, “é o momento de aceder ao desenvolvimento tão esperado pelos dois povos, reforçando, assim, os laços que unem os dois países, tendo em conta o espírito de unidade africana”.
O Presidente Andry Rajoelina sublinhou que o Parlamento desempenha um papel crucial num Estado democrático, por via dos seus representantes directos, sendo pois um lugar onde o povo exprime-se de forma contínua e tem lugar o confronto de ideias, bem como onde são tomadas as grandes orientações políticas do país.
Ao longo da sua intervenção, o Chefe de Estado malgaxe fez ainda um resumo sobre o actual estado político de seu país, informando que aquele território do Índico terminou, recentemente, as suas eleições legislativas e presidenciais, cumprindo com o processo democrático que contou com a supervisão da SADC.
Sobre o continente berço, Andry Rajoelina referiu ter uma riqueza incomparável pela sua diversidade cultural e recursos naturais, chamando assim à necessidade de se transformar a África, uma vez ser a solução e o futuro.
O Presidente do Madagáscar chegou, em Luanda na quarta-feira (31), numa visita de Estado de 48 horas, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
As relações entre os dois países são consideradas excelentes, com consultas regulares a nível presidencial, ministerial e técnica, sendo edificado um quadro que permita aprofundar ainda mais as relações nos variados domínios com apoio mútuo quer a nível regional, quer a nível continental. ANM/SC