Nairobi (Dos enviados especiais) - O Presidente do Quénia, William Ruto, assegurou este sábado, em Nairobi, o apoio do seu país à candidatura de Angola à presidência da União Africana (UA), em 2025.
O Presidente queniano, que falava à imprensa no final de um encontro com o seu homólogo angolano, considerou Angola digna de presidir à UA, pois o presidente João Lourenço já demonstrou grande capacidade de Estadista nos seus esforço de mediação no continente, especialmente entre a RDC e o Rwanda, bem como a sua liderança na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
Felicitou o Presidente da República pela sua liderança no esforço de mediação entre estes dois países e por acreditar que a situação deve ser resolvida através do engajamento nas consultas e no diálogo.
Por outro lado, considerou que a visita de Estado do Presidente angolano marca o ponto de viragem nas relações cordiais entre os dois países.
Depois de presenciar a assinatura de 11 acordos de cooperação, ao lado de João Lourenço, reafirmou o compromisso do Quénia em continuar a desenvolver as relações bilaterais, principalmente em matérias de comércio, agricultura, turismo, transportes e comunicações.
Referiu que existe a necessidade de uma maior interacção entre os dois povos, por isso, se vai acelerar a retomada das ligações aéreas entre Luanda e Nairobi no sentido de facilitar também os empresários dos dois países e aumentar as trocas comerciais.
Encorajou este aumento, que nos últimos quatro anos passou de 60 milhões para 350 milhões de dólares e que possa crescer e atingir os biliões.
Angola e o Quénia, no ultimo dia da visita do Presidente angolano, assinaram onze instrumentos de cooperação que vão constituir a base para o crescimento das relações empresariais. VIC/ADR