Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Províncias de Luanda e Icolo e Bengo divididas pela EN 100 e Via Expressa

     Política              
  • Luanda • Sexta, 16 Agosto de 2024 | 06h53
Trânsito na via do Zango (arquivo)
Trânsito na via do Zango (arquivo)
Quinito Bumba-ANGOP

Talatona – A nova Divisão Político-Administrativa do país, aprovada na quarta-feira pelo parlamento, determinou a divisão da província de Luanda, para dar origem a do Icolo e Bengo, agora separadas pela perpendicular da Estrada Nacional 100 e a Via Expressa Fidel Castro.

Desta divisão passaram a integrar a actual província de Icolo e Bengo os territórios do Zango no geral, Centralidade do Sequele, Funda, Calumbo e Kikuxi.

Em declarações à imprensa a respeito da proposta da Nova Divisão Político-Administrativa, o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, adiantou que também farão parte da província de Icolo e Bengo os territórios de Kifangondo e da Baia.

O ministro esclareceu que passarão a pertencer à província de Luanda,  a antiga Vila Sede de Viana e uma parte do Kikuxi, especificamente onde se localiza a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Kikuxi e a actual sede do distrito de Viana.

De acordo com o governante, com a nova divisão, passam a integrar a província de Luanda, o actual distrito urbano da Estalagem, a Zona dos Mulenvos, o distrito urbano de Cacuaco, o distrito urbano do Kikolo, bem como a Vila Sede de Cacuaco.

O ministro explicou que para a "cisão" de Luanda  utilizou-se como referência duas estradas, nomeadamente, a Estrada Nacional 100, no troço que vai da ponte sobre o viaduto de Cacuaco, em direcção a Kifangondo, e a Via Expressa, que vai da ponte de Cacuaco em direção ao Benfica, até o canal do Kikuxi.

“No sentido Cacuaco-Benfica, da ponte de Cacuaco até ao Canal do Kikuxi, tudo que estiver à margem esquerda fará parte da província de Icolo e Bengo, enquanto o que estiver à margem direita pertencerá à província de Luanda”, disse.

Como exemplo, especificou, os territórios de Kifangondo, Funda, Sequele, Baia, "Zangos 0, I, II, III, IIII e 8 Mil", bem como Calumbo e Kikuxi integrarão a província de Icolo e Bengo.

Salientou que já na margem direita, a antiga Vila Sede de Viana e uma parte do Kikuxi, incluindo a estação de tratamento de água e a sede do distrito de Viana, bem como o distrito urbano da Estalagem, a Zona dos Mulenvos, de Cacuaco, o distrito urbano do Kikolo e a Vila Sede de Cacuaco, farão parte da província de Luanda.

Dionísio da Fonseca sublinhou que os desafios para a delimitação dos territórios das duas províncias incluíram a busca por elementos naturais ou outras referências que facilitassem essa tendência geográfica.

Explicou que utilizar os limites intermunicipais actuais, como a rua de cerca de cinco metros, que corta o mercado do Kikolo entre Cazenga e Cacuaco, não seria adequado para delimitar duas províncias, razão pela qual se optou pela Estrada Nacional 100 e a Via Expressa Fidel Castro.

"Na proposta do Orçamento Geral do Estado para 2025 será apresentada a divisão política das 21 províncias e dos 326 futuros municípios e elaborado um plano de desenvolvimento para as províncias, com instrumentos de ordenamento do território e projectos de infraestrutura para as sedes provinciais", precisou.

Dionísio da Fonseca adiantou que a  província de Icolo e Bengo terá sua sede em Catete. 

Já a província do Moxico terá sua sede em Luena, a do Moxico Leste em Cazombo, a do Cuando em Mavinga, e a do Cuando Cubango em Menongue. 

Relativamente aos municípios, o ministro da Administração do Território referiu que as unidades territoriais, entre distritos urbanos e comunas, foram elevadas à categoria de municípios, aumentando o número total de municípios, de 164 para 326.

O número de comunas foi reduzido para 378, e os 44 distritos urbanos, incluindo 41 da província de Luanda e três da província da Lunda-Norte, serão todos elevados à categoria de municípios.

Dionísio da Fonseca ressaltou que os novos entes terão competência e recursos financeiros para a gestão dos servidores e do pessoal, estando mais próximos para responder melhor às demandas das populações nas localidades.

Ainda sobre o Icolo e Bengo, na fronteira com o Bengo e Cuanza-Norte, salientou que serão preservados os limites actuais da província de Luanda. Na fronteira sul, Icolo e Bengo se estenderá até a ponte sobre o Rio Longa.
 
No concernente à Contratação Pública, não haverá qualquer alteração, segundo o ministro.

“No futuro, haverá um aumento no número de deputados em função do aumento dos círculos eleitorais provinciais”, concluiu o ministro da Administração do Território (MAT).

Com a aprovação da Lei da Nova Divisão Político-Administrativa na quarta-feira (14), com 97 votos a favor, 66 contra e cinco abstenções, durante a VIII Sessão Plenária Extraordinária, o país passou a ter 21 províncias e 326  municípios

GIZ/MDS 





Fotos em destaque

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57

Parque Regional da Chimalavera em Benguela vai ser reabilitado

Parque Regional da Chimalavera em Benguela vai ser reabilitado

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h51

Hospital Pereira Inglês no Bengo realiza mais de 200 cirurgias em um ano

Hospital Pereira Inglês no Bengo realiza mais de 200 cirurgias em um ano

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h47

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+