Luanda - Um estádio de futebol com capacidade provável de oito a dez mil espectadores vai ser construído na cidade de Mbanza Congo e as verbas necessárias deverão constar no próximo Orçamento Geral de Estado (OGE 2025).
O projecto faz parte dos resultados saídos da reunião que o Presidente da República, João Lourenço, efectuou, esta quarta-feira, em Mbanza Congo, com o Governo da província do Zaire.
No mesmo encontro ficou decidido que a província receba outra infra-estrutura essencial para a promoção do desporto, um pavilhão multiuso, a edificar na cidade do Soyo. As verbas correspondentes devem igualmente constar do OGE 2025.
Uma nova ligação rodoviária (estrada) Soyo/Mbanza Congo, obedecendo a um traçado que encurte a distância entre as duas cidades, foi também considerada, tendo em conta a sua importância estratégica.
Sistemas de abastecimento de água para o Soyo e Mussera fazem também parte das infra-estruturas definidas na reunião como necessárias e que devem ser concretizadas.
No cumprimento da sua jornada de trabalho, após a reunião, o Presidente da República visitou as obras de construção do Hospital Geral do Zaire.
Sobre o Zaire
Habitada desde o período paleolítico, a província do Zaire é plana e banhada por rios que tornam especialmente fértil as suas terras e facilitam a comunicação.
Com terras e um clima favoráveis à cultura de produtos tropicais e à criação animal, águas ricas em pescado, madeiras de qualidade e belos e surpreendentes cenários à espera de encantar os visitantes, o Zaire depende, sobretudo, da exploração do petróleo, o principal recurso da região.
Com a eleição do centro histórico da cidade de Mbanza Congo a Património da Humanidade, pela UNESCO, a província conta agora com um novo pólo de atracção que poderá potenciar o turismo.
Zaire é uma das 10 províncias angolanas com fronteiras internacionais (Republica Democrática do Congo). Estende-se por 40.130 km2, habitados por cerca de 500 mil habitantes.
A província está dividida em seis municípios, designadamente, Mbanza Congo, Cuimba, Noqui, Nzeto, Soyo e Tomboco.
A capital do Zaire é M'banza Congo, que foi em tempos a capital do poderoso Reino do Congo.VIC/ART