Benguela – Com uma população estimada em três milhões de habitantes, a província de Benguela passa a contar com 23 municípios em vez dos anteriores 10, fruto da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), aprovada recentemente pela Assembleia Nacional.
Trata-se de Chicuma, Babaera, Egipto-Praia, Biópio, Chila, Chindumbo, Capupa, Yambala, Dombe Grande, Canhamela, Catengue, Bolonguera e Navegantes, que são os treze novos municípios da província de Benguela como resultado desta nova divisão política e administrativa, aprovada a 14 de Agosto de 2024, pela Assembleia Nacional.
Com excepção dos Navegantes, todos os novos municípios eram comunas pertencentes, designadamente, aos municípios da Ganda (Chicuma e Babaera), Lobito (Egipto-Praia), Catumbela (Biópio), Bocoio (Chila e Chindumbo), Cubal (Capupa e Yambala), Baía Farta (Dombe Grande), Caimbambo (Canhamela e Catengue) e Chongoroi (Bolonguera).
Entre os municípios mais recentes da província de Benguela destaque para o da Chicuma. Localizado a 75 quilómetros a Sul do município da Ganda, tem uma população estimada em mais de 56 mil habitantes, distribuídos em 102 aldeias e 14 povoações.
O novo município da Chicuma é considerado como o celeiro da província de Benguela, uma vez que possui condições climatéricas favoráveis para a adaptação de diversas culturas, desde cereais, tubérculos e fruteiras.
Além do café, em que já ostentou o estatuto de maior produtora na província, a Chicuma também tem tradição na cultura do arroz e do trigo, que remonta a 1960.
A produção do trigo está já em fase de revitalização, sob a égide da empresa Royal Empire, sob proposta do Governo Provincial de Benguela, num investimento inicial de 1, 5 mil milhões de kwanzas financiados pelos fundos de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e de Garantia de Crédito (FGC).
A previsão do projecto é atingir o pico de 73 mil toneladas em quatro anos, numa área acima de 20 mil hectares de terras aráveis na Chicuma, com o envolvimento de três mil e 500 famílias camponesas seleccionadas.
Elevado à categoria de vila a 18 de Agosto de 1856, o novo município do Dombe Grande, outro celeiro importante de Benguela, devido ao seu solo fértil, abençoado pelo rio Coporolo, tem mais de 41 mil habitantes, distribuídos em 13 bairros, sete povoações e 12 aldeias.
Como principais desafios para as autoridades deste município estão a construção de escolas, centros médicos, melhoria das vias de comunicação, o desassoreamento do rio Coporolo e a electrificacão da região.
No cômputo geral, o país passou de 18 para 21 províncias, com o surgimento de Icolo e Bengo, do Cuando e do Moxico Leste, que emergiram da divisão das províncias de Luanda, Cuando Cubango e Moxico, respectivamente.
De igual modo, o número de municípios passa de 164 para 326. JH/CRB