Saurimo – A Provedoria de Justiça vai dentro de meses instalar os seus serviços, na província da Lunda-Sul, para melhorar o acompanhamento das reclamações dos cidadãos locais e a defesa dos seus direitos, liberdade e garantias.
A informação foi avançada esta sexta-feira, em Saurimo, pelo coordenador da comissão de acompanhamento aos Serviços Provinciais da Provedoria da Justiça, Makaia José, à saída de um encontro com o vice-governador da Lunda-Sul para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Cláudio Pemessa.
Em declarações à imprensa, explicou que a instalação do serviço da Provedoria da Justiça na província foi abordada no encontro e se espera a sua concretização, “dentro em breve”.
Sublinhou que tomou conhecimento do Governo local que o processo para sua efectivação decorre a bom ritmo e na data oportuna será entregue.
Makaia José disse que com a instalação deste órgão na Lunda-Sul vai facilitar na divulgação do papel da instituição e na aproximação do diálogo permanente com os cidadãos na região.
Durante dois dias, o coordenador da comissão de acompanhamento aos Serviços Provinciais da Provedoria da Justiça, vai visitar estabelecimentos de ensino e centros de saúde, para inteirar-se das condições de trabalho dos docentes e técnicos de saúde, bem como avaliar as preocupações dos alunos e pacientes.
O programa reserva ainda, deslocação ao município de Cacolo, onde vai realizar uma palestra sobre “O papel e a função do Provedor de Justiça na defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos”.QB/VIC