Luena – A provedora de justiça, Florbela Araújo, destacou, esta quinta-feira, no Luena, província do Moxico, a presença e liderança feminina no país, que está “em grande desenvolvimento”.
Ao dissertar uma palestra sobre o “papel do provedor de justiça como defensor dos direitos das mulheres”, na Casa da Cultura do Luena, a responsável afirmou que hoje as mulheres vão se demonstrando que têm capacidades físicas e intelectuais para ocupar cargos de tomada de decisão.
Segundo a provedora, o Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, tem tido a preocupação de aumentar a presença de mulheres em cargos de tomada de decisão a todos os níveis, no poder Executivo, Judicial e Legislativo.
Reiterou que a mulher é a força motriz para o alavancar de um mundo melhor, longe da “tamanha e gritante” desigualdade de género que se tem verificado, pelo que, há necessidade de se empodera-las, como uma das formas de desenvolvermos uma sociedade cada vez mais justa.
Apelou às mulheres a prosseguirem, incansavelmente com o cumprimento do seu papel na sociedade, como forma de contribuir para o desenvolvimento de uma nação cada vez mais justa e boa para se viver.
Garantir o direito das mulheres de ter acesso às oportunidades e à liberdade de florescer como cidadãs de pleno direito é uma das prioridades mais actuais das políticas de protecção e desenvolvimento social, recordou a provedora de justiça.
Durante sua agenda de trabalho na província do Moxico, a provedora de Justiça realizou diversas actividades, marcadas com encontros com representantes do governo provincial, órgãos de justiça, representantes da sociedade civil, bem como visitas aos estabelecimentos prisionais da região. TC/YD