Ndalatando - A provedora de Justiça, Florbela Araújo, encontra-se, desde quinta-feira, no Cuanza Norte, para uma visita de trabalho de três dias, e deverá constatar as condições de alojamentos dos reclusos na região.
Durante a visita, Florbela Araújo vai também divulgar o papel, a missão, os princípios que regem a Provedoria de Justiça e prestar especial atenção ao trabalho dos órgãos que intervêm na realização da Justiça, bem como na relação destes com o cidadão.
Segundo a provedora, a Instituição recebe
várias queixas, reclamações e tem constatado, em alguns casos, violações aos direitos dos cidadãos.
Adiantou que as queixas mais frequentes incidem sobre o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e sobre os tribunais, por causa da morosidade na tramitação dos processos.
O governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, acredita que a visita vai permitir que os órgãos de Justiça na província olhem mais para as garantias e os direitos dos cidadãos.
Em Ndalatando, a provedora tem agendado encontro de trabalho com o Governo local, visitas a hospitais, lares de idosos, crianças e ao Serviço de Investigação Criminal.
Nos três dias de trabalho na província do Cuanza Norte, a agenda da também jurista inclui a realização de uma palestra sobre "O papel e a função do provedor na defesa dos direitos, das liberdades e garantias dos cidadãos".