Uíge – O provedor de Justiça adjunto, Aguinaldo Cristovão, recomendou hoje (quinta-feira), na província do Uíge, ao Serviço Penitenciário local a prestar maior atenção no tratamento dos reclusos, com ênfase na melhoria das suas condições sociais.
O responsável, que falava no final de uma visita de trabalho à província do Uíge, disse ter constatado o encarceramento de adultos e crianças nas mesmas instalações, dificuldades na assistência alimentar e outros problemas.
Por isso, sugeriu a construção de novas penitenciárias, a melhoria das condições sociais das já existentes (comarcas do Congo e Kindoki), bem como a construção de centros de acolhimento e de reeducação de menores em conflito com a lei.
Relativamente ao combate à criminalidade, recomendou maior empenho dos efectivos do Ministério do Interior (Minint) local, para a inversão do actual quadro de segurança na província do Uíge.
No sector da saúde, Agnaldo Cristovão sugeriu a construção de hospital materno-infantil e pediátrico, a instalação do serviço de neurologia e o alargamento dos serviços no Hospital Provincial do Uíge (HPU).
Durante três dias de visita ao Uíge, o provedor de Justiça adjunto manteve encontros com membros do governo local e da sociedade civil, em que foram abordados temas sobre o papel do provedor de Justiça.