Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Projecto “Njila” contribui na modernização da administração pública – secretária de Estado

     Política              
  • Huambo • Terça, 16 Abril de 2024 | 15h50
Secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele
Secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele
Gaspar dos Santos-ANGOP

Huambo-  O projecto “Njila” constitui um dos meios de viabilização das reformas das finanças públicas e de modernização das administrações municipais, afirmou, esta terça-feira, no Huambo, a secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele.

A responsável falava no acto de apresentação do projecto “Njila” ao nível das províncias do Bié e do Huambo, no âmbito da implementação de uma governação local competente, de proximidade e que promove a cidadania e a gestão sustentável do território.

Na ocasião, a secretária de Estado destacou que este projecto é uma das ferramentas estratégicas definidas pelo Governo angolano, que vai contribuir, também, na materialização do Plano Director Municipal (PDM) 2023/2027,   relacionado com o programa de capacitação da administração pública, desconcentração e descentralização administrativa já  em curso no país.

Disse que o caminho para melhor servir o cidadão é o que se pretende com este projecto, pois visa promover uma gestão mais eficiente e sustentável das circunscrições territoriais municipais, por via do reforço das competências dos órgãos de gestão pública municipal.   

O projecto prevê, igualmente, a capacitação de quadros nos domínios da gestão das finanças públicas, da elaboração e implementação de planos directores municipais, para a melhoria da prestação de serviços públicos,  assim como a promoção do crescimento social e económico das comunidades dos 58 municípios abrangidos pelo projecto.

Teresa Quievienguele referiu que com a implementação do Njila, serão reforçadas as estratégias de diagnóstico dos projectos e, consequentemente, a correcção dos erros cometidos nos programas anteriores de desenvolvimento sustentável, para o alcance do bem-estar da população em vários domínios.

A secretária de Estado para a Administração do Território acrescentou que os projectos serão implementados de forma contextualizada, de acordo com as necessidades de cada município, para evitar desperdícios económicos e a descontinuidade dos programas de modernização dos serviços públicos.

Por seu turno, a governadora da província  do Huambo, Lotti Nolika,  considerou o projecto Njila como uma oportunidade que vai permitir a acessibilidade dos serviços públicos e a solidez do plano estratégico de melhoramento das condições de vida da população nas comunidades.

A governante declarou que a implementação do projecto vai tornar o atendimento público mais fluido e melhorado, para a consolidação dos serviços públicos.

Para o efeito, disse ser necessário o empenho colectivo para que o projecto venha se reflectir na vida da população,  através do exercício da transparência dos serviços públicos  e da prestação de contas.

Em declarações à imprensa, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da província do Bié, Alcida Celeste Camateli,  salientou que o projecto Njila vai proporcionar uma autonomia financeira das administrações municipais e uma gestão mais responsável.

Na província do Huambo foram contemplados os municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Huambo, Londuimbali, Mungo, enquanto no Bié o projecto abrange as municipalidades do Andulo, Camacupa,  Catabola, Chinguar, Cuito e Nharea.

O Njila é um projecto do Executivo sobre o fortalecimento da governança para a melhoria da prestação de serviços, num investimento avaliado em 250 milhões de dólares norte-americanos, com a previsão de cinco anos, num acordo assinado pelo Governo angolano e o Banco Mundial.

 O projecto vai funcionar nas províncias de Benguela, Bié, Cuanza-Sul, Cunene, Huambo, Huíla, Luanda e Uige, num total de 58 municípios, com o propósito de aumentar a confiabilidade das transferências fiscais e a cobertura dos serviços de registos de nascimentos assim como a emissão de Bilhetes de Identidades. LT/JSV/ALH





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+