Luanda - O Executivo angolano giza programas que incluem o envolvimento de todo o potencial humano do país para o relançamento e diversificação da economia, incentivo ao investimento privado nacional e internacional estrangeiro para gerar emprego e tornar o estado social sustentável, reiterou, em Moscovo, o embaixador de Angola na Federação Russa, Augusto Silva Cunha.
O diplomata que falava, este fim-de-semana, durante as comemorações do 48ª aniversário da Independência Nacional, assinalado sábado, sublinhou que a República de Angola mantém relações diplomáticas cordiais com todos Estados na base dosprincípios basilares do Direito Internacional.
De acordo com uma nota de imprensa, realçou que o país tem feito ouvir a sua voz nos vários espaços regionais, continentais e globais, defendendo um mundo de paz, de relações mutuamente vantajosas entre os estados e uma ordem mundial mais equilibrada.
Augusto Silva Cunha salientou que é interesse da Missão Diplomática em Moscovo, no quadro da diplomacia económica, o contínuo objectivo de captar o investimento estrangeiro directo, estimular as exportações nacionais e incentivar o turismo.
Explicou que a parceria russo-angolana tem raízes profundas, históricas e completaram recentemente 47 anos desde a data que foram assinados entre os dois países o primeiro Acordo de Amizade e Cooperação.
Reino de Marrocos
Já o embaixador de Angola no Reino de Marrocos, Baltazar Cristóvão, igualmente por ocasião do 11 de Novembro, destacou que o país tem apostado na cidadania participativa, em que todos os cidadãos são chamados na sua edificação, através de programas de formação profissional, de apoio a produção, diversificação das exportações e substituição das importações.
Esta batalha é árdua, mas será ultrapassada na medida em que o país se posicione no trilho do desenvolvimento, económico e social, cumprindo deste modo, com os anseios de todos quantos deram a sua vida pela causa da liberdade e que honram a sua memória por ocasião das Celebrações do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional", adiantou.
Salientou que Angola é um país de paz e reconciliação, em pleno desenvolvimento, aberto ao modernismo e engajado na diversificação da sua economia e, com um sistema democrático de funcionamento das suas instituições.
Baltazar Cristóvão anunciou investimentos numa estratégia nacional de desenvolvimento sustentável e inclusivo, empenhado na construção de uma rede nacional de infra-estruturas modernas que aceleram a integração regional, tal como na criação de um ambiente de negócios favorável e na promoção de um ecossistema resiliente e robusto.
Turquia
Em Ancara, capital turca, o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, exortou os jovens estudantes angolanos, presentes na cerimónia que assinalou a efeméride, a cultivarem-se, explorarem o máximo as oportunidades e contribuírem para o desenvolvimento de Angola.
No acto, animado pela Associação dos Estudantes Angolanos na Turquia (AEAT), destaque para momentos de cultura, homenagens e diversão, bem como a exibição do vídeo institucional que retrata o progresso de Angola nos vários domínios, declamação da poesia “Havemos de voltar”, de António Agostinho Neto, na voz de Daniela Afonso e a música “Muxima” ,de Liceu Vieira Dias, cantada por Elizabeth Afonso. VIC