Nova Iorque – O Programa Conjunto da UE-UNCTAD para Angola denominado “Train for Trade II” estará em análise num painel sobre a Iniciativa Holística para a Transformação Económica Estrutural ( HPSET), a ter lugar no dia 17 deste mês, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
O assunto dominou o encontro, esta sexta-feira, entre o Representante Permanente de Angola na ONU, Francisco José da Cruz, e o Chefe do Escritório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento ( UNCTAD ) em Nova Iorque, Juan José Badillo.
Segundo nota de imprensa, o responsável da UNCTAD aproveitou a ocasião para formular um convite ao Representante Permanente de Angola para participar no referido painel, que será dedicado à análise do caso de estudo sobre a Redução da Dependência de Angola do Petróleo.
Trata-se do primeiro projecto-piloto financiado pela União Europeia desde 2018, com o objectivo de reduzir a forte dependência do país e abordar as baixas capacidades produtivas, a pobreza e a desigualdade persistentes, centrando-se no desenvolvimento do capital humano e nas capacidades institucionais.
A iniciativa abrange sete áreas fundamentais, nomeadamente a diplomacia comercial, indústrias culturais e criativas, formação de empreendorismo, identificação de produtos com potencial para exportação e desenvolvimento da sua cadeia de valor, revisão e promoção da política de investimento, acompanhamento e facilitação, transporte e logística.
Como resultado, desenvolveu capacidades de 2.800 indivíduos e 680 instituições, conduzindo a melhores métodos de trabalho para políticas modernizadas e mais coerentes, actividades económicas e exportações mais diversificadas, melhores procedimentos comerciais e aumento do investimento em sectores verdes e capacidades produtivas em toda a economia.
De acordo com o responsável, a implementação do programa tem revelado lições valiosas em matéria de política de desenvolvimento sobre a importância de uma abordagem holística e coordenada para a criação de capacidades produtivas e o reforço das instituições e do capital humano.
Por seu turno, o Embaixador Francisco José da Cruz agradeceu pelo apoio que a UNCTAD tem prestado a Angola ao longo dos anos, mais concretamente no projecto em referência.
A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) é a principal instituição da ONU que trata do comércio e do desenvolvimento. É um órgão intergovernamental permanente estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1964.
Apoia os países em desenvolvimento a aceder aos benefícios de uma economia globalizada de forma mais justa e eficaz. VM