Luanda - As procuradorias-gerais de Angola e Cabo Verde vão celebrar um acordo de cooperação em vários domínios da sua actuação.
A intenção foi manifestada pelos respectivos titulares, Hélder Pitta Gróz (Angola) e Luís Landim (Cabo Verde), na Cidade da Praia, capital cabo-verdiana, durante uma reunião ocorrida segunda-feira.
Na sua intervenção, o Procurador-Geral de Cabo Verde disse que as duas instituições têm desenvolvido diversas acções de cooperação com base em convenções internacionais, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), justificando-se, por isso, um acordo de cooperação bilateral.
Em resposta, o Procurador-Geral da República de Angola manifestou a disponibilidade do acordo ser celebrado em Luanda, nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2022, por ocasião do 19º Encontro dos procuradores-gerais da CPLP.
Equipas técnicas de ambos os países trabalham para a efectivação do objectivo definido pela liderança.
Hélder Pitta Gróz lidera uma missão da PGR angolana que está em visita de trabalho a Cabo Verde, “com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de ambos os Estados”, segundo a PGR cabo-verdiana.