Luanda - O Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz, recebeu, nesta quinta-feira, o embaixador cessante de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, que se deslocou à PGR para cumprimentos de despedida.
A visita de cortesia realizada pelo diplomata português é fruto das excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois órgãos, refere em nota de imprensa a Procuradoria-Geral da República (PGR).
O documento adianta que a visita também é resultado das excelentes relações no âmbito judiciário com as autoridades lusas e ligados à formação de magistrados, bem como de técnicos de justiça, com base nos protocolos com o "PACED" e a Universidade de Coimbra.
O embaixador cessante de Portugal inteirou-se sobre o grau de satisfação das relações judiciárias com Portugal, promovidas durante o seu consulado.
Pedro Pessoa e Costa inteirou-se, igualmente, sobre a criminalidade organizada, o Cibercrime e prova digital, as cartas rogatórias enviadas às autoridades portuguesas, países da União Europeia e Ásia, assim como o volume de activos recuperados, arrestados ou apreendidos e os seus destinos.
Hélder Pitta Gróz fez uma resenha das relações de cooperação judiciária em matéria penal com os vários Estados, no quadro legal dos instrumentos internacionais em que Angola é parte e das organizações internacionais como o GAFI, SADC, entre outros.
O diplomata recebeu explicações detalhadas sobre a Recuperação de Activos e sobre a Prevenção e Combate à Corrupção.