Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Processo de certificação da dívida interna entre as principais realizações da IGAE

     Política              
  • Cuando Cubango • Terça, 26 Novembro de 2024 | 15h53
João Francisco, Inspector Geral da Administração do Estado
João Francisco, Inspector Geral da Administração do Estado
Maurício Sequesseque -ANGOP

Menongue – O inspector-geral da Administração do Estado (IGAE), João Pinto Manuel Francisco, apontou, esta terça-feira, no Cuando Cubango, a retomada do processo de certificação da dívida pública interna como uma das principais realizações do exercício económico 2024.

O responsável falava na abertura do III Conselho Consultivo da IGAE, que decorre até quarta-feira, na cidade de Menongue, sob o lema “Educar para prevenir e Responsabilizar”.

Explicou que o processo decorre nos termos do Decreto Presidencial nº 235/21, de 22 de Setembro, que aprova o Regime Jurídico para o Reconhecimento e Tratamento da Dívida Atrasada.

Nestes termos, acrescentou, foi possível apurar um valor reclamado de 134 mil milhões, 324 milhões, 250 mil, 594 e 51 cêntimos de Kwanzas.

João Pinto informou que foi, igualmente, possível apurar, 111 milhões, 538 mil, 894 e 92 cêntimos de dólares norte-americanos, dos quais foram certificados KZ 127 mil milhões, 891 milhões, 869 mil, 094 e 73 cêntimos.

O inspector-geral da IGAE adiantou que não foram validadas dívidas reclamadas no valor de seis mil milhões, 432 milhões, 381 mil, 499 e 78 cêntimos de Kwanzas, valor que constitui poupança para os cofres do Estado.

De igual modo, indicou a publicação em Decreto Executivo Conjunto dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, a par da IGAE, por delegação de competências do Presidente da República e Titular do Poder Executivo, que permitiu a solução de algumas questões sociais aos inspectores e funcionários da instituição.

Fez saber que ao longo do ano todos os responsáveis da IGAE apresentaram à Procuradoria-Geral da República, em tempo oportuno, a respectiva declaração de bens e rendimentos, nos termos do artigo 27º da Lei 3/10, de 29 de Março, Lei da Probidade Pública.

O responsável disse constar, também, entre as realizações, o diagnóstico, através de visitas presenciais em toda extensão territorial do país, aprovação e publicação de 13 regulamentos internos dos órgãos centrais e de apoio técnico e consultivo da IGAE, facto que permitiu conformar os seus actos, com preceitos normativos reitores.

Afirmou que, com vista a garantia da dinâmica funcional exigida, foram realizadas remodelações sensíveis na estrutura central e em algumas delegações provinciais.

A nível internacional, destacou a realização da Reunião do Fórum das Inspecções Gerais dos Estados Africanos e Instituições Similares (FIGE) em Luanda, tendo Angola assumido, por via da IGAE, a Presidência do seu Comité Director, para os próximos dois anos.

Sobre o III Conselho Consultivo, disse que vai abordar, entre outras matérias, o balanço da acção inspectiva desenvolvida durante o presente ano, as actividades de auditoria, de denúncias, queixas e reclamações dos cidadãos, da certificação da dívida pública reclamada por eventuais credores, dos recursos humanos e a sua adequação às actuais exigências da IGAE.

Referiu que será feita uma avaliação exaustiva do sistema tecnológico de dinamização e modernização da IGAE, do desempenho das delegações provinciais, do relacionamento entre a IGAE e organizações congéneres da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Consta das organizações congéneres a de África e do Mundo, os planos de acção e estratégico para o período 2024/2027, nos eixos relacionados com a detenção e prevenção, o balanço da execução financeira do orçamento da IGAE no período compreendido, entre Janeiro e Novembro do corrente ano.

No encontro, que decorre na sala de conferências do Governo da província do Cuando Cubango, participam representantes da IGAE das 18 províncias do país, vice-governadores, magistrados judiciais e do Ministério Público, gestores públicos, entre outros convidados. MSM/ALK/FF/ALH

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+