Dundo - A melhoria no fornecimento de energia eléctrica e água potável, do saneamento básico, bem como a reabilitação dos troços Cuilo-Lubalo e Cuango-Cafunfo são os grandes desafios para a nova governadora da província da Lunda Norte, Deolinda Satula, nomeada sexta-feira por Decreto Presidencial.
Deolinda Satula, a sétima a assumir os destinos da Lunda Norte, substitui Ernesto Muangala, que ficou quase 15 anos no cargo. Ernesto Muangala foi movimentado para a vizinha província do Moxico, onde exercerá as mesmas funções.
A nova governadora, que até a data da sua nomeação desempenhava as funções de vice-governadora para o sector social, político e económico da Lunda Norte, herda uma província que se debate com problemas de energia eléctrica, saneamento básico e escassez de instituições do ensino superior.
A governante terá ainda como desafios, a conclusão das obras do futuro Instituto Médio de Saúde, o pavilhão multiuso do Chitato, projectado para albergar mais de três mil espectadores, o palácio do Chitato, bem como relançar a produção de cereais, principalmente o arroz, que nos anos 80 foi uma marca desta região.
Um outro grande desafio para Deolinda Satula é a reabilitação do troço Lucapa-Calonda e dar continuidade ao processo de implementação do Instituto Superior Técnico do município do Cuango, bem como a construção de uma infra-estrutura para albergar os serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
A nova governadora nasceu a 7 de Novembro de 1963 e é graduada em administração pela Universidade de Brasília, República Federativa do Brasil.
Frequentou os cursos de gestão de Pessoas, Psicologia e Desenvolvimento, Inspecção, Disciplina e Fiscalização Laboral, de Liderança e Éctica Comportamental.
Ingressou nas fileiras do MPLA em 1976, tendo exercido, também, o cargo de secretária da Endiama no município do Cambulo, em 1986, e de chefe de Sector de Inspecção e Disciplina Laboral, bem como responsável do Sector de Força de Trabalho e Salários da Endiama.
De 2008 a 2012 foi deputada à Assembleia Nacional. Em 2012 foi nomeada vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da província da Lunda Norte.
Fala Português, Francês, Txiluba e Tchokwe.
O ciclo de governação desta parcela do território angolano iniciou-se com João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que governou de 1978 a 1983, na qualidade de comissário provincial.
Seguiram-se Silvério Paim (1983-1986), Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” (1986-1991), José Manuel Salucombo (1991-1992), Francisco Moisés Nele (1992-1997), Manuel Gomes Maiato (1997-2008) e Ernesto Muangala (2008-2022).