Luanda - O Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, inteirou-se, esta terça-feira, do acervo da história militar, na antiga Fortaleza de São Miguel de Luanda, no quadro da sua visita oficial de três dias a Angola.
O Chefe do Governo de Portugal efectuou uma visita guiada às dependências do Museu de História Militar (MHM) e recebeu explicações sobre o seu acervo.
Ao assinar o livro de honra da instituição, deixou palavras de conforto, amizade e respeito ao povo angolano e a toda história aqui retratada, considerando o lugar "um símbolo de identidade da Nação angolana e um repositório histórico".
Antes conhecido como Museu Central das Forças Armadas, foi instalado em 1978 em situação precária com os seus elementos museológicos degradados, tendo sido reaberto ao público em Abril de 2013 já com o acervo recuperado.
No Museu de História Militar estão expostos meios militares, entre viaturas, barcos, roupas, armas, e outros utensílios pertencentes ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e aos três movimentos de libertação nacional (MPLA, FNLA e UNITA) usados durante o conflito.
Luís Montenegro visitou, igualmente, a Escola Portuguesa de Luanda. SJ/DC