Primeiro-ministro português visita Angola

     Política              
  • Luanda • Segunda, 22 Julho de 2024 | 18h39
Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro
Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro
DR

Luanda - O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, realiza, a partir desta terça-feira, uma visita oficial de três dias a Angola, no quadro do reforço da cooperação bilateral entre os dois países.

A assinatura de acordos bilaterais, um fórum de negócios Angola-Portugal no âmbito da Feira Internacional de Luanda (FILDA) e uma deslocação a Benguela para conhecer, no local, o projecto do Corredor do Lobito são alguns dos destaques do programa provisório da visita, que termina, na quinta-feira à noite.

O programa começa com a cerimónia de deposição de uma coroa de flores no Memorial Agostinho Neto, o primeiro Presidente da República de Angola.

Está igualmente agendado um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, primeiro apenas com Luís Montenegro, e depois entre as comitivas alargadas, que terminarão com intervenções dos dois chefes de Governo e uma conferência de imprensa.

Nessa ocasião, serão assinados vários instrumentos jurídicos, ainda não divulgados.

Em Julho de 2023, na visita do então primeiro-ministro António Costa a Luanda, houve um reforço da linha de crédito Portugal-Angola de 1,5 para dois mil milhões de euros.

No cumprimento da sua agenda, Luís Montenegro visitará a Escola Portuguesa de Luanda.

No final de Junho, o ministro da Educação de Portugal, Fernando Alexandre, anunciou uma solução para os 70 professores que se encontravam "em situação de precariedade grave" neste estabelecimento.

O primeiro-ministro irá à Fortaleza de São Miguel, uma fortificação militar do século XVI que passou a museu após a Independência de Angola e, entre 2009 e 2013, foi alvo de obras de reabilitação.

A agenda do primeiro dia termina com uma recepção à comunidade portuguesa, num hotel em Luanda, com uma actuação do cantor e compositor angolano Toty Sa'Med (TBC).

O segundo dia será centrado na parte económica, um dos pilares desta deslocação, começando com visitas a duas empresas.

Trata-se da Powergol, com origem, em Braga (Portugal) e que opera na área de energia e equipamentos eléctricos (com foco na formação de quadros), e a Refriango, empresa angolana líder na produção de bebidas.

À tarde, Luís Montenegro visita, na FILDA, o pavilhão de Portugal e vários "stands" de empresas portuguesas e angolanas, e encerra o Fórum de Negócios Angola-Portugal, dedicado ao tema do sector agroalimentar.

Neste fórum, discursarão igualmente o ministro português da Economia, Pedro Reis, e o ministro angolano de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

O terceiro e último dia da visita, na quinta-feira, será quase todo passado, na província de Benguela, na zona oeste de Angola, onde o governante luso irá conhecer um dos projectos de desenvolvimento mais emblemático do país, o Corredor do Lobito.

Com financiamento dos Estados Unidos e da União Europeia, o Corredor do Lobito liga as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico e integra, como infraestruturas, o Porto do Lobito, o Terminal Mineiro, o aeroporto da Catumbela e o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

Esta ferrovia estende-se até às áreas de mineração da Copperbelt, na Zâmbia, e de Katanga, na República Democrática do Congo (RDC), promovendo a exportação mais rápida e competitiva de cobalto, cobre e outros minérios desses países.

Em Benguela, o primeiro-ministro luso começará por se encontrar com o governador da Província, Luís Manuel da Fonseca Nunes, e visitará as futuras instalações do Consulado-Geral de Portugal.

Seguir-se-á uma deslocação à maior central solar fotovoltaica de Angola, a Central Solar do Biópio, e ao porto da cidade do Lobito, antes de chegar aos Caminhos de Ferro de Benguela e ao Lobito Atlantic Railway (LAR), o consórcio constituído pela Trafigura, Mota-Engil e Vecturis que tem a concessão por 30 anos.

Luís Montenegro regressa ao final da tarde a Luanda, onde terá honras militares na cerimónia de despedida, no Palácio Presidencial, estando previsto um encontro com a imprensa e um jantar oferecido pelo embaixador de Portugal em Luanda, Francisco Alegre Duarte.ART

 

 





Fotos em destaque

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h27

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h24

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h19

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h14

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h10

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h05

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h02

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 11h59


Notícias de Interesse

Gambos encerra festividades com primeira “expo”

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h25

Cuvango preocupado com escolas do PIIM inacabadas

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h22

Nómadas em expedição turística no Luena

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h21

Censo2024: Cidadãos marcham em apoio ao processo

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h15

Censo-2024: INE reforçado com 23 viaturas

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h11

+