Luanda - O Primeiro-ministro das Maurícias, Pravind Kumar Jugnauth, enalteceu esta quarta-feira, em Port Louis, o papel reconciliador do Presidente João Lourenço, no quadro da estabilidade e pacificação da região da Comunidade dos Países da África Austral (SADC).
Na qualidade de Campeão para a Reconciliação e Paz em África, o Chefe de Estado angolano tem se engajado em acções para a pacificação do continente, sobretudo no âmbito da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e outras zonas.
Falando num encontro com os chefes de delegação dos países presentes na 54ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, Pravind Kumar Jugnauth aproveitou a oportunidade para solicitar à presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, advocacia a favor do incremento da cooperação entre Angola e as Ilhas Maurícias.
O governante afirmou que o seu país está pronto a garantir a formação superior de jovens angolanos em áreas técnicas e de administração local, entre outras ligadas à diversificação da economia.
Pravind Kumar Jugnauth salientou ainda que a resiliência e o melhoramento dos serviços e boas práticas para fazer frente aos desastres naturais, catástrofes e desastres causados pelas mudanças climáticas, podem ser experiências a partilhar no futuro entre os dois países.
“O estudo da prevenção das situações de risco, as estratégias de mitigação, evacuação da erosão da terra, estratégia de transformação dos resíduos e crise ambiental são experiências de um país oceânico em desenvolvimento que podem ser úteis a países como Angola, com uma vasta costa marítima e um ecossistema variado, com medidas mitigadoras para diminuir os efeitos estufas para promover particularmente a agricultura”, disse.
Por seu turno, Carolina Cerqueira referiu que a nível parlamentar está a ser aprovada a legislação relevante para a defesa do ambiente e de mitigação e adaptação a situações de risco.
Carolina Cerqueira informou, por outro lado, que as populações têm tido um papel participativo na defesa do ambiente e educação ambiental, sendo crescente o movimento associativo do país na defesa ambiental.
Deu conta do empenho dos deputados angolanos em colaborar com o Executivo para a garantia de recursos para a implementação das políticas ambientais aprovadas.
O Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC PF) foi criado em 1997, em conformidade com o Artigo 9 (2) do Tratado da SADC como uma instituição autónoma da região.
É um órgão inter-parlamentar regional composto por 15 parlamentos, representando mais de 3500 parlamentares na região da África Austral. VM