Luanda - A ex-Presidente da Libéria, Ellen Johnson, chegou hoje, quarta-feira, a Luanda, para participar do Primeiro Fórum Internacional da Mulher, nos dias 25 e 26 do corrente mês.
À sua chegada ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a primeira estadista africana, de 84 anos de idade, foi recebida pela ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringhot.
Em declarações à imprensa, Ellen Johnson disse estar muito satisfeita em regressar a Luanda depois de muito tempo, para se associar ao programa de actividades inseridas na celebração do Dia de África (25 de Maio).
"Estou muito feliz em receber o convite para participar no primeiro fórum Internacional da Mulher, onde vamos comemorar com muitas mulheres de Angola e não só (.....)", manifestou.
Na mesma senda, Ellen Johnson felicitou o desenvolvimento do país, sublinhando que o fórum, inserido na Bienal, permitirá às participantes terem a oportunidade de conhecer alguns dirigentes angolanos.
Ellen Johnson foi a primeira mulher em África a se tornar Presidente, tendo liderado a Libéria de 2006 a 2018, período em que combateu o desemprego, a dívida pública e a epidemia do ébola.
Entre outros feitos e conquistas, em 2011 ganhou o Prémio Nobel da Paz, por lutar pela segurança e direitos das mulheres, bem como o Ibrahim Prize