Catete - A primeira delegada provincial da Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE), no Icolo e Bengo, Maria de Lemos, foi apresentada esta segunda-feira, em Catete, aos membros do governo local, simbolizando o início das suas funções.
No acto da apresentação, o governador provincial de Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, disse que as fases de institucionalização da nova unidade territorial segue o seu percurso com a conformação da província.
"A IGAE é parceira válida, pois representa a inspeção e fiscalização do Estado, do exercício público na província de Icolo e Bengo, daí a nossa satisfação pela sua implantação no território", frisou.
O governador de Icolo e Bengo sublinhou ainda que a IGAE está para ajudar a governar melhor, optando sempre pela conformidade das leis.
Por seu turno, a delegada da IGAE no Icolo e Bengo, Maria de Lemos, disse que numa primeira fase, vai pautar por acções pedagógicas e preventivas dos actos governativos, pelo que dentro de dias inicia um ciclo de formação sobre gestão pública dirigido aos administradores e directores provinciais, comunais e outros gestores.
Lembrou que cada membro do governo local faz parte de uma única equipa, onde o trabalho deve ser sincronizado, virado sempre para boa gestão da coisa pública.
A nova província de Icolo e Bengo, saída da divisão Política e Administrativa com Luanda, tem como sede a vila de Catete, conta com sete municípios e comunas.
Dista a 62 quilómetros da cidade capital do país (Luanda), tem uma população estimada em 131 mil e 268 habitantes, (Censo2014) distribuídos numa extensão de 3.819 quilómetros quadrados.
IGAE é um órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo para a inspecção, auditoria e fiscalização da actividade administrativa de todos os organismos da administração directa e indirecta do Estado e ainda da administração autónoma e independente. CLAU/AJQ