Luanda - A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, participa, esta segunda-feira (13), na cidade nigeriana de Abuja, no lançamento da Campanha Unificadora “WeAreEqual/Somos Todos Iguais”, a convite da sua homóloga da Nigéria, Olumeri Tinubu.
Para o efeito, Ana Dias Lourenço chegou este domingo, a Abuja, onde se junta às demais Primeiras-Damas africanas que vão prestigiar o evento a decorrer sob o lema “Educação, uma ferramenta poderosa para a mudança: nenhuma menina deve ser deixada para trás”, refere uma nota oficial.
A Campanha é uma iniciativa da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OPDAD) e visa contribuir para a eliminação do fosso entre homens e mulheres, apostando na educação, na equidade e na oportunidade de aprendizagem para todos.
Com ela pretende-se expandir a “Escola Secundária Alternativa para Meninas” em todos os Estados africanos, numa iniciativa que começou, em 2007, e que oferece uma segunda oportunidade às jovens que ficaram fora do sistema de ensino por razões adversas.
A nota indica que a gravidez precoce, a marginalização económica, o casamento infantil e outras barreiras sociais constam entre os principais impedimentos às jovens que querem continuar os seus estudos, para realizar os seus sonhos e aspirações, independentemente da sua idade.
A Campanha “WeAreEqual/Somos Todos Iguais” tem como objectivo promover a equidade e a eliminação das disparidades de género, em todo o continente africano, e “transmite uma verdade essencial: ‘Somos iguais - e sempre fomos’”.
As Primeiras-Damas dos Estados-membros da União Africana (UA) foram convidadas a lançar a Campanha, nos seus países, durante o ano de 2024, com base em quatro pilares definidos, designadamente, Saúde, Educação, Empoderamento Económico e Violência Baseada no Género.
A Primeira-Dama de Angola regressa ao país, terça-feira (14), refere a nota do seu gabinete chegada à ANGOP este domingo. IZ