Luanda - A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, participa sábado, em Freetown (Serra Leoa), nas comemorações do primeiro aniversário do Dia Mundial das Nações Unidas para a Prevenção e Cura das Crianças, Vítimas de Exploração, Abuso e Violência Sexual.
A Primeira-Dama angolana, cuja visita à Serra Leoa terá a duração de três dias, deixou Luanda na última sexta-feira, na sequência de um convite da sua homóloga Fátima Maada Bio.
A informação, que consta de uma nota do Gabinete da Primeira-Dama, acrescenta que a missão insere-se na partilha de experiência e advocacia de Ana Dias Lourenço em questões de natureza social.
A efeméride, aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, a 07 de Novembro de 2022, resulta de uma proposta da Primeira-Dama da Serra Leoa, endossada a homólogas africanas, a fim de alertar para o elevado número de violações aos direitos das crianças, em particular a exploração, abuso e violência sexual.
À margem da actividade, a Primeira-Dama angolana visita hoje o Navio Hospital da Organização Mercy Ships, em Freetown, a convite do fundador do projecto, Don Stephen.
A Mercy Ships é uma Organização Não-Governamental Humanitária que funciona com base em princípios e valores cristãos, tendo como objectivo principal aumentar o acesso aos serviços de saúde nos países em vias de desenvolvimento.
A instituição presta particular atenção a África, onde garante apoio holístico a várias áreas e especialidades médicas, incluindo a capacitação de profissionais de saúde. ADR