Luanda - A Primeira-Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, participou no II Fórum dos Economistas da Associação Lusófona de Economia (ALECON), esta sexta-feira, na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
De acordo com uma nota oficial a que a ANGOP teve acesso a Primeira Dama da República elogiou na ocasião o professor Américo Henriques Ramos dos Santos, a quem foi atribuído o título honorífico de Economista Emérito, pela sua relevante contribuição ao desenvolvimento das ciências económicas a nível nacional e internacional.
Ana Dias Lourenço enfatizou a contribuição de Américo dos Santos, com quem estabeleceu uma relação profissional sólida ao longo de muitos anos de trabalho e cooperação, no exercício da sua função como ministra do Planeamento, de 1999 a 2012, refere a nota.
O apoio, acrescenta, circunscreveu-se à capacitação e reciclagem dos quadros angolanos, tendo a notoriedade intelectual daquele profissional se constituído em factor mobilizador e progresso alcançado em matéria de programação e gestão do investimento público.
Ana Dias Lourenço, realçou igualmente a valiosa contribuição para a edificação do Sistema Nacional do Planeamento, quer do ponto de vista instrumental e metodológico, quer do seu apetrechamento com técnicos com a capacidade que se impunha para a concepção de gestão do planeamento económico.
Com o apoio e coordenação técnica do docente Américo Ramos dos Santos, Angola, no período compreendido entre 2003-2004, concebeu o seu primeiro instrumento de Planeamento Prospectivo Pós-Independência, a celebremente designada Estratégia de Longo Prazo “Angola 2025”, com o qual foi inaugurada uma nova era na História do Planeamento, assinala o documento.
A elaboração da estratégia 2025, sublinhou, Ana Dias Lourenço, representou para si, um período relevante de dois anos de debate sobre as grandes questões económicas e sociais, tendo sido uma constante num país em que o processo de reconstrução, em geral, e, em particular, de reabilitação de infra’estruturas básicas e essenciais à população era a prioridade num contexto económico e social que exigia de todos os angolanos, para além de parcimónia, escolhas públicas orientadas para a maximização da satisfação das necessidades.
A nível da CPLP, face à necessidade que se impunham em termos de alteração do sistema económico e a capacidade técnica requerida, Américo dos Santos concedeu acções de consultoria no domínio do planeamento económico e sectorial.
A cerimónia foi igualmente prestigiada com a presença do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que considerou o momento jubiloso e inesquecível, tendo condecorado o homenageado, pelo seu distinto percurso profissional.
Ao referir-se à presença e homenagem proferida pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, realçou a sua relevância pelas palavras de gratidão dirigidas a Américo Ramos dos Santos, pelo apoio prestado à Angola, bem como sublinhou o seu brio enquanto profissional de economia.
Por sua vez, Américo Ramos dos Santos agradeceu a homenagem, tendo salientado que tudo que recebeu e recebe é fruto dos seus 60 anos de trabalho dedicados a área de economia e com o seu saber conseguiu ajudar os países de língua portuguesa a trilharem o melhor caminho no domínio económico.
Américo Ramos dos Santos é Professor Catedrático de Economia, aposentado, da Universidade de Lisboa (ISEG), após 40 anos de serviço público. Em 2023, completou 60 anos de actividade profissional. Foi também docente da UCP (Instituto De Estudos Europeus) e do INA.
Organizado pela UCCLA, a Alecon - Associação Lusófona de Economia e a Ordem dos Economistas, o 2.º Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa subordinado ao tema “Multipolaridade, Geoeconomia e Lusofonia”, contou com a intervenção de personalidades de reconhecido mérito no domínio dos painéis abordados, que exerceram ou exercem funções em organizações internacionais, para além de bastonários da Ordem dos Economistas.
A sessão de encerramento foi presidida pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e contou com a presença da embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, diplomatas acreditados naquele país luso dentre outras individualidades.
Durante o Fórum de Economistas da ALECON foram abordados temas relacionados com o papel dos agentes económicos na política de cooperação, a EU, a multipolaridade e a lusofonia , o papel da CPLP na economia global, apresentados por bastonários das diferentes ordens, Vice- Primeiro Ministro de Cabo-Verde, Presidente do Banco Central de Cabo Verde entre outros dignitários.
O Fórum é uma actividade bienal, realizando-se de forma rotativa nos países da CPLP, com o objectivo de contribuir para o reforço da qualidade do ensino e da formação nas diferentes áreas e especialidades da ciência económica e valorização dos princípios e valores da ética, da exigência e da responsabilidade profissional. EJM/SEC/ADR