Luanda - A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, participa, de 10 a 13 deste mês, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América, na II edição da Academia Global de Primeiras-Damas.
De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, a actividade, promovida pela Aliança Global de Primeiras-Damas em parceria com a
Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, e com a OPDAD (Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento) vai reunir cerca de 50 participantes.
O encontro tem como objectivo reforçar o
papel das Primeiras-Damas como catalisadoras de mudanças positivas e de transformação social, apoiando programas de desenvolvimento sustentável e de grande impacto nas áreas da saúde, educação, igualdade do gênero, económico e alterações climáticas.
Igualmente tem o propósito de reforçar a liderança nas questões de saúde num contexto de globalização, a interação com parceiros internacionais com vista à mobilização de recursos e o desenvolvimento de actividades de responsabilidade social dos seus gabinetes.
O programa integra a realização de uma mesa-redonda, em que as Primeiras-Damas partilharão experiências relacionadas com os desafios e oportunidades, vivenciadas a nível nacional e nas comunidades dos seus países, concorrendo para um objectivo comum de reforçar a promoção da igualdade do género, o empoderamento das
mulheres e o desenvolvimento socioeconómico.
A Aliança Global apoia, desde 2009, as Primeiras-Damas e 150 líderes seniores dos EUA, da América latina, de África e da Europa, nos seus esforços na promoção de mudanças positivas nas suas comunidades e em todo o mundo.
Para além das Primeiras-Damas, participam no evento conselheiros técnicos dos respectivos gabinetes.FMA/ART