Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, garantiu, esta terça-feira, em Luanda, que aceita um encontro com o homólogo do Rwanda, Paul Kagame, para resolver a situação de instabilidade reinante no leste da RDC.
A informação foi prestada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Teté António, no final de um encontro entre os Presidentes de Angola, João Lourenço, e da RDC, Félix Tshisekedi.
Segundo o ministro, o Presidente João Lourenço reuniu-se com o seu homólogo da RDC na qualidade de medianeiro designado pela União Africana (UA) para tratar da situação no leste da RDC.
Teté António informou que Angola ficou com a incumbência de dar os "passos" subsequentes para a realização do encontro, sem qualquer referência a datas.
À margem da 37.ª Cimeira da União Africana (UA), ocorrida este mês, em Adis Abeba (Etiópia), João Lourenço reuniu-se separadamente com Félix Tshissekedi e Paul Kagame, tendo considerado haver retrocesso do processo de pacificação do leste da RDC, marcado pelo retorno das hostilidades.
A mediação de João Lourenço entre RDC e o Rwanda resultou na adopção do Roteiro para a Pacificação da Região Leste da RDC, acordo conhecido como "Roteiro de Luanda".
Têm sido regulares as consultas político-diplomáticas entre João Lourenço e Tshisekedi, principalmente sobre questões relativas à cooperação bilateral, à pacificação do leste da RDC e ao desanuviamento do clima de tensão com o Rwanda, acusado de apoiar grupos rebeldes congoleses.
Com Angola, a RDC faz fronteira a sul e a oeste numa extensão de cerca de 2.500 quilómetros. O país vizinho tem uma saída para o oceano Atlântico entre as províncias angolanas de Cabinda e do Zaire, e está ligado a Angola também através do caminho de Ferro de Benguela.
Angola e RDC partilham a exploração de petróleo junto da foz do rio Zaire e cooperam nos domínios de defesa e segurança.
A cooperação bilateral entre Angola e a RDC tem o seu quadro jurídico assente no acordo Geral de Cooperação Económica, Científico-Técnico e Cultural, assinado em 17 de Outubro de 1978, na sequência da visita oficial à então República do Zaíre do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
Desde então, foram assinados diversos instrumentos jurídicos e acordos bilaterais que regulam as relações e cooperação entre os dois países em diferentes sectores, como transportes rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial, ciência e tecnologia, comercial, entre outros.
Independente da Bélgica desde 30 de Junho de 1960, a RDC ocupa uma extensão de 2 344 858 quilómetros quadrados e tem uma população estimada em 94 milhões e 660 mil habitantes, segundo dados do Banco Mundial, de 2022. JFS/MCN