Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se, esta terça-feira, em Luanda, com o seu homólogo do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, com quem abordou questões relacionadas ao processo de paz na República Democrática do Congo (RDC) e o conflito no Sudão.
No término da reunião, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, explicou à imprensa que os estadistas abordaram, essencialmente, o processo de paz na RDC e o conflito no Sudão, tendo em conta o papel de mediador do Presidente João Lourenço no conflito entre o Rwanda e a RDC.
Lembrou que, na qualidade de presidente em exercício da Comunidade da África Oriental (EAC), Salva Kiir Mayardit tem responsabilidades no processo de Nairobi e é medianeiro do conflito no Sudão.
Por estas razões, disse, foi um encontro entre o "Campeão da Paz" e da Reconciliação em África e o Presidente da EAC, pois existem responsabilidades que são complementares e nesse sentido os chefes de estados analisaram as duas situações.
Referiu que houve uma convergência de pontos de vista no que diz respeito à análise que fazem dos dois conflitos, pois concordaram em continuar a trabalhar em coordenação para a paz nas referidas regiões.
Téte António sublinhou que João Lourenço e Salva Kiir Mayardit falaram das relações bilaterais, recordando que os países possuem uma história rica, do ponto de vista do apoio concedido por Angola ao Sudão do Sul durante a luta pela independência.
Angola e o Sudão do Sul mantêm excelentes relações de amizade e cooperação. Ambos fazem parte da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), organização criada, em 1994, com o objectivo de resolver questões de paz e segurança na zona. VIC/ADR