Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Presidente Obiang Nguema deixa Luanda

     Política              
  • Luanda • Terça, 14 Janeiro de 2025 | 16h35
Presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema
Presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema
DR

Luanda - O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, deixou, na tarde desta terça-feira, a cidade de Luanda, depois de uma visita de trabalho de 48 horas, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.

Na capital angolana, o Chefe de Estado da Guiné Equatorial manteve um encontro em privado com o seu homólogo angolano, João Lourenço, e testemunhou a assinatura de  três novos acordos de cooperação, que assinalam o reforço das relações entre os dois países.

Trata-se do Protocolo no domínio da capacitação linguística e administrativa para funcionários da Guiné Equatorial, bem como da agricultura, pecuária e florestas e de cooperação no domínio da técnica aeronáutica.

Em declarações à imprensa, no Palácio da Cidade Alta, o Presidente da Guiné Equatorial convidou os empresários angolanos a investirem no seu país, no sentido de um maior intercâmbio entre as economias dos dois Estados. 

Durante a sua intervenção, referiu ainda que a ocasião serviu também para a abordagem de distintos aspectos de carácter económico, como a efectivação da zona de comércio livre africana, sem que o empresariado seja asfixiado com impostos.

Acrescentou que, entre os motivos da sua deslocação, está o facto de Angola ser um dos países importantes ao nível da África Central e, tendo em conta que o Presidente João Lourenço em breve assumirá a Presidência da União Africana (UA), decidiu vir para abordar temas candentes da actualidade, sobretudo o problema da segurança no continente e da estabilidade dos governos.

Angola e a Guiné Equatorial são dois importantes produtores de petróleo de África, integram igualmente a área do Golfo da Guiné e mantêm fortes relações políticas, diplomáticas e culturais há vários anos.

A cooperação entre os dois países incide, entre outros, nos domínios da economia, energia e segurança.  

Ambos são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As autoridades angolanas e equato-guineenses têm estado a trabalhar no sentido de diversificar a cooperação, adoptando meios que ajudem a identificar interesses comuns, com benefícios recíprocos. SC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+