Luanda - O Presidente do Madagáscar, Andry Nirina Rajoelina, efectua a partir de quarta-feira uma visita oficial de três dias a Angola, com vista ao reforço da cooperação entre os dois países.
Em Junho último, durante uma reunião ministerial decorrida em Antananarivo, os dois países trocaram notas para o estabelecimento de relações diplomáticas e anunciaram, para breve, a assinatura do "acordo quadro geral de cooperação".
No comunicado conjunto da reunião, as partes decidiram ainda rubricar um "memorando de entendimento sobre consultas políticas" e o acordo de "supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço".
Neste sentido, informa ainda que serão realizadas visitas oficiais a alto nível e acreditação de embaixadores extraordinários e plenipotenciários.
Os dois governos têm interesse em cooperar em vários domínios, com destaque para os recursos minerais, agricultura, pescas, turismo e educação.
Em Dezembro de 2023, na cerimónia de investidura do Chefe de Estado malgaxe, reeleito para um terceiro mandato, João Lourenço e Andry Rajoelina abordaram a necessidade do incremento das relações de cooperação entre os dois países.
Madagáscar é um grande país insular, situado perto da costa sudeste do continente africano, como Angola, e membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O país, com uma população estimada em mais de 28 milhões de habitantes, não possui fronteiras terrestres e os seus vizinhos mais próximos são as Seicheles, Moçambique, Comores e diversas possessões francesas na região.
Madagáscar tem milhares de espécies de animais que não são encontradas em nenhum outro lugar do Mundo, como os lêmures, além de florestas tropicais, praias e recifes.
Perto da movimentada capital, Antananarivo, está localizado Ambohimanga, um complexo de palácios reais e tumbas em uma encosta, assim como a "Avenida dos Baobás", uma estrada de terra repleta de árvores centenárias enormes. VIC