Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, venceu a 6ª edição do “Prémio José Aparecido de Oliveira”, promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A informação consta de uma nota divulgada, nesta quinta-feira (18), pelo portal "cplp.org", adiantando que a distinção foi decidida por aclamação, pelo Júri, constituído por representantes permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP, reunido no dia 15 de Maio do corrente ano.
O júri reconheceu o "contributo ímpar" para a projecção internacional da CPLP, especialmente para a implementação do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da Comunidade.
O trabalho desenvolvido pelo Estadista angolano, em prol da integração dos princípios da representatividade e da igualdade de género nos estatutos da organização, também contribuiu para este reconhecimento.
O referido júri enalteceu o percurso profissional do Presidente João Lourenço, na defesa das causas públicas e a liderança de processos regionais do continente africano.
O prémio será entregue ao Presidente em cerimónia pública e solene, a decorrer à margem da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, prevista para 27 de Agosto deste ano, em São Tomé e Príncipe.
Instituído em 2011 e de cariz bienal, o “Prémio José Aparecido de Oliveira” consiste na atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária.
O mesmo tem como finalidade reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distinguem na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objectivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.
Os candidatos ao “Prémio José Aparecido de Oliveira” são propostos pelos Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Observadores Consultivos da CPLP.
Agraciados com o Prémio José Aparecido de Oliveira em edições anteriores
2021 – Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa.
2018 – António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
2016 – Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa, Carlos Lopes, antigo Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, e Lauro Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro Representante Permanente junto à CPLP (ex-aequo).
2014 – Kay Rala Xanana Gusmão, antigo Presidente de TimorTimor-Leste, e a Igreja Católica Timorense - Centro Episcopal de Timor-Leste (ex-aequo).
2012 – Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil. FMA/OHA/AL/ADR