Chinguar – O Presidente da República, João Lourenço, testemunhou, nesta quinta-feira, o início da colheita do trigo produzido em larga escala na Fazenda Vinevala, no município do Chinguar, província do Bié.
São aproximadamente 15 mil toneladas a serem colhidas deste cereal, plantado em cinco mil e oitenta hectares de terra, contra os três mil cultivados na época passada.
João Lourenço aproveitou para fazer uma visita guiada à fazenda, com aproximadamente 15 mil hectares, onde se produziu, na campanha agrícola anterior, mais de 18 mil toneladas de produtos diversos, entre trigo, milho, feijão, soja, ervilha, tomate, ananás e batata-rena.
O Presidente visitou igualmente a fábrica de transformação de trigo em farinha, também pertencente à fazenda Vinevala, com capacidade para produzir 60 toneladas/dia.
A mesma poderá arrancar, em pleno, em Setembro deste ano, embora já funciona em regime experimental desde final do último trimestre do ano de 2023.
A unidade está colocada nas instalações do Centro Logística e Distribuição (CLOD) da sede municipal do Chinguar.
Ainda este ano, a fazenda Vinevala espera colocar, igualmente, as fábricas de massa alimentar, padaria e de processamento de sementes, para se juntarem à indústria de milho, já a operar nessa região do Bié.
Até Setembro deste ano, a fazenda prevê atingir cinco mil postos de empregos, directos e indirectos, contra os perto de quatro mil actuais, a julgar pelo aumento do investimento para o cultivo do trigo e outros produtos. PLB/ART