Conakry (Dos enviados especiais) - O Presidente angolano, João Lourenço reúne-se esta sexta-feira, em Conakry, com o seu homólogo da República da Guiné, Alpha Condé, no quadro do incremento das relações bilaterais.
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, está desde quinta-feira, em Conakry, para uma visita de Estado de dois dias (30 e 31), a convite do homólogo guineense, Alpha Condé.
De acordo com a agenda de trabalhos, a que a Angop teve acesso, o Estadista angolano visita o Porto de Conakry, uma unidade em fase de modernização e que emprega cerca de 460 pessoas.
Os Presidentes João Lourenço e Alpha Condé vão presenciar a assinatura de acordos de cooperação entre os dois países.
Os ministros angolanos dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, que integram a delegação presidencial, trabalham com uma representação ministerial guineense, nos mecanismos para o reforço da cooperação bilateral.
No início da noite de hoje, está prevista a condecoração do Chefe de Estado angolano com a Grã-Ordem Nacional da República da Guiné.
As relações de amizade entre Angola e a República da Guiné datam dos primórdios da luta pela libertação e da independência de Angola.
Nos últimos anos, os dois países trabalham para o incremento das relações nos domínios económico, científico, técnico e cultural.
Angola e a Guiné têm excelentes relações de cooperação nos domínios da defesa, segurança, transportes, exploração mineira e petróleo.
A base da cooperação entre Angola e a Guiné é um Acordo Geral de Amizade e de Cooperação Económica, Científica e Técnica assinado, em Conacry, a 15 de Fevereiro de 2011.